Morreu, aos 81 anos, Cláudio Barulho, um dos mais marcantes intérpretes da história do Carnaval de Porto Alegre. De acordo com o filho, Cláudio Custódio, o cantor foi vítima de um atropelamento, por volta das 20h desta terça-feira (30). O acidente ocorreu na Estrada João Antônio da Silveira, no bairro Restinga, na Capital. As causas estão sendo apuradas.
Entre as escolas pelas quais passou, esteve o Estado Maior da Restinga, onde foi bicampeão em 1991 e 1992. Em 1997, cantou o samba do desfile dos 70 anos da Rádio Gaúcha, cujo refrão "essa guria vai longe" marcou a época. O último desfile do qual participou ocorreu em 2005, quando foi campeão do grupo de acesso com a Unidos da Vila Mapa.
O corpo do sambista será velado a partir das 18h desta quarta-feira (1º), no Cemitério da Santa Casa. O enterro está marcado para as 11h de quinta-feira (2).
Homenagens
Nas redes sociais, a União das Escolas de Samba de Porto Alegre (Uespa) fez uma homenagem ao ex-intérprete. "Figura muita conhecida e carismática, parte deixando um legado de respeito e carinho pelo carnaval, através de sua trajetória", destacou em postagem (confira abaixo).
A União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre (UECGAPA) reforçou que "o samba e o carnaval gaúcho estão de luto".
Entre as escolas, a Imperadores do Samba lamentou a perda. "Seu legado musical permanecerá vivo nos corações daqueles que tiveram o privilégio de conhecer e apreciar sua arte. Foste o nosso Cláudio Barulho; hoje és Cláudio Barulho do Universo", escreveu.