Moradores de parte do bairro Navegantes, na zona norte de Porto Alegre, que já estava com as ruas secas, amanheceram com novos alagamentos nesta quinta-feira (30). Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o problema foi causado por uma falha no gerador de uma das casas de bombas que atende o bairro.
O transtorno se concentrou na Avenida Presidente Franklin Roosevelt, na quadra entre as ruas França e Arabutã. Conforme o Dmae, o problema ocorreu na Estação de Bombeamento número 4. Técnicos foram chamados ao local e a estação foi religada no fim da manhã.
Aos poucos, a água foi baixando e revelando novamente as pilhas de móveis, colchões, caixas, papéis e muito lodo acumulado pela avenida.
Moradores relatam que estão desde o início do mês fora de casa e dizem que os alagamentos no bairro são recorrentes.
— Essa região está abandonada. Tem comerciantes que não querem mais voltar. Pra não dizer que não perdi tudo, sobrou a mobília do quarto que fica no segundo andar, mas a minha irmã que mora no mesmo terreno perdeu tudo — conta Caroline Petry, 36 anos, que mora há mais de uma década na Franklin Roosevelt.
Em frente à casa dela, uma pilha de móveis descartados alcança a altura de um orelhão abandonado. Nas paredes, a marca da água chega a dois metros de altura.
Proprietário de uma empresa de contabilidade com 55 funcionários, o empresário André Bento relata a frustração dos moradores que recém haviam iniciado a limpeza e hoje se depararam com a nova inundação.
— Hoje de manhã, quando eu cheguei, umas 7h, estava tudo seco e começou a subir (a água). Na parte debaixo do escritório perdemos tudo. Se tu começa a conversar com as pessoas, o desânimo é muito grande — relata.
Entre a lama, alguns pequenos peixes podem ser vistos. O mau cheiro que vem das ruas toma conta do ambiente. Às 17h10min, quando o sol já não alcançava mais a região, a água da rua se resumia a poças, enquanto alguns moradores começavam a retornar às suas casas.