Nas ruas do bairro Mathias Velho, em Canoas, poucas pessoas circulavam na manhã chuvosa desta segunda-feira (27). Os entulhos que tomam conta das calçadas mostram o cenário de destruição. No meio das limpezas, o medo aflige moradores após militares do Exército terem divulgado informações falsas sobre rompimento de uma barragem.
Quem limpava as casas na noite do último domingo (26) foi orientado por militares a evacuar o local. A informação era de que em até 2h o bairro estaria novamente embaixo d’água. O morador da rua Guaporé, João Demétrius, que vive há 27 anos no local, ficou sem saber o que fazer.
— Eu estava limpando o que ainda consegui salvar quando eles (militares) passaram por aqui assustando todo mundo. Mandaram sair porque ia encher tudo. Pareciam nervosos. Não sei como não morri do coração. Meus filhos ligaram para polícia, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, ninguém sabia de rompimento — conta.
Após falar com a Defesa Civil, o morador resolveu ficar em casa. No entanto, o relato era de pavor e medo de que a qualquer momento a água pudesse subir novamente.
Em outro ponto, na rua Paraíba, o funcionário de um supermercado do bairro, Lucas Santos, 19, limpava o local junto com o patrão, quando também foram alertados da evacuação.
— Só deu tempo de erguer o que a gente já tinha limpado e sair. Foi um verdadeiro caos. Todo mundo correndo, foi desesperador. Encontramos a Brigada Militar que não sabia de nada que estava acontecendo. Parece que revivemos todo aquele sentimento de ver a água subir, só que agora com fake news — relata.
Ainda na noite do domingo, a prefeitura de Canoas informou que não havia nenhum pedido de evacuação do bairro Mathias Velho. Nesta segunda-feira, sete militares foram afastados das operações. Eles faziam parte da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, unidade subordinada à 5ª Divisão de Exército, e integram a Operação Taquari 2, de apoio às ações de ajuda humanitária em Canoas. Os militares respondem por uma contravenção disciplinar prevista no artigo 7 do Código Penal Militar: disseminar boato ou notícia tendenciosa.