A instalação da terceira bomba de drenagem da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) deve ser finalizada neste sábado (25) no bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegre. A previsão inicial era que o equipamento começasse a funcionar nesta sexta (24), mas a operação foi adiada.
Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o equipamento será alocado no mesmo ponto onde já existem outras duas bombas instaladas entre domingo (19) e terça-feira (21), à margem da freeway, entre os quilômetros 88 e 89, na altura da Estação de Tratamento de Esgoto Sarandi (ETE-Sarandi).
O adiamento também impacta na montagem de uma quarta bomba, que seria instalada no Humaitá neste sábado. Conforme o Dmae, a nova previsão é colocar o equipamento da Sabesp no domingo (26) na região.
Conforme a Sabesp, seis dos 18 conjuntos de bombas flutuantes enviados estão em operação no Rio Grande do Sul. Das nove enviadas a Porto Alegre, duas estão em funcionamento. Outras duas devem ser instaladas neste final de semana, enquanto outros cinco equipamentos aguardam definição em uma sede do Exército Brasileiro.
Quatro bombas flutuantes estão funcionando em Canoas. A cidade da Região Metropolitana ainda tem outras quatro bombas que aguardam por um destino. Uma foi encaminhada a Novo Hamburgo.
Comportas
Nesta sexta-feira, outras duas comportas do sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre foram fechadas com sacos: a 3, que fica na Avenida Mauá com a rua Padre Tomé (e que havia sido retirada em uma operação realizada na sexta passada), e a 14, que fica entre as Avenidas João Moreira Maciel e Sertório (que havia rompido ainda durante o aumento do nível do Guaíba. A interrupção é feita com cerca de 50 a 80 bags, que são grandes sacos feitos de ráfia, com areia e cimento dentro. Outras duas comportas permaneciam abertas: a 11, na Avenida Voluntários da Pátria com a São Pedro, e a 12, que também fica na Voluntários, mas perto da Avenida Cairú.
ETA Menino Deus
Nesta sexta, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Menino Deus parou de funcionar por falta de energia elétrica. O problema afeta o abastecimento de água nos bairros Agronomia, Alto Teresópolis, Aparício Borges, Azenha, Assunção, Belém Velho, Camaquã, Cavalhada, Centro, Cidade Baixa, Cristal, Intercap, Jardim Botânico, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Jardim Europa, Medianeira, Menino Deus, Nonoai, Partenon, Parque Charruas , Petrópolis , Praia de Belas, Santana, Santa Tereza , São Jorge, São José , Santo Antônio, Tristeza, Vila Campo da Tuca, Vila Conceição, Vila dos Comerciários, Vila dos Sargentos, Vila Alto Erechim, Vila João Pessoa, Vila Nova e Vila Topázio.
Casas de bombas
Até a noite desta sexta, apenas 11 das 23 casas de bombas de Porto Alegre seguem funcionando. A última a ser religada foi a Estação de Bombeamento de Água Pluvial (Ebap) 13, que fica no Parque Marinha e atua em parte do bairro Menino Deus, que voltou a operar na quinta-feira.
O Dmae segue atuando na 6, que fica no Anchieta. Nessa semana, também foram retirados os motores da 1, localizada na região da Rodoviária, e da 3, na São Pedro. Na operação, é preciso lavar e secar os equipamentos.
Além da 13, estão ligadas as casas 4 (Parque Náutico), 5 (Humaitá), 7 (Santa Maria Goretti), 11a (Vila Hípica), 11b (Hipódromo e Cristal), 12 (Parque Gigante), 14 (Azenha), 15 (Érico Veríssimo), 16 (Rótula das Cuias) e 19 (Vila Planetário).