Após os pedidos da prefeitura para que os moradores deixassem os bairros Menino Deus e Cidade Baixa na tarde desta segunda-feira (6), a chegada da noite tornou o cenário ainda mais desolador na região ocupada pela enchente. Em parte das áreas alagadas a energia elétrica foi desligada. Quem precisava circular buscava a companhia de outras pessoas.
Com o bairro às escuras e a água avançando, barcos da Brigada Militar têm circulado pelo Menino Deus recomendando a evacuação. Moradores das proximidades saíram às ruas para observar a elevação da água, alguns resistentes a sair.
Na Cidade Baixa, também há reforço no policiamento para dar segurança às pessoas que ainda procuram deixar o bairro em busca de abrigo em outras regiões da Capital.
O servidor público Julio Camaroto, 53 anos, que reside na Rua Sérgio de Oliveira, resolveu aceitar a recomendação e estava se dirigindo à casa de familiares, na Azenha.
— Estava com água desde ontem (domingo), mas depois do meio-dia subiu bastante e chegou na cintura. Iria esperar até amanhã (terça-feira), mas passou o barco da Brigada e aproveitei. Peguei os gatos e estamos indo — contou, enquanto atravessava a Avenida Ipiranga.
Motoristas que circulam pela região devem observar as sinalizações de interrupção no trânsito. Com vias importantes como a Erico Verissimo alagadas, é difícil circular e, como a água ainda está subindo, áreas que estão com nível baixo podem ficar intransitáveis em pouco tempo.
No Centro Histórico, mesmo fora do pedido de evacuação feito pela prefeitura, boa parte das vias está às escuras nesta noite. Nas regiões mais residenciais, moradores percorrem as ruas em busca de auxílio e informações. Em uma farmácia que conta com um gerador, dezenas de pessoas carregam seus celulares. Vias próximas à Cidade Baixa também ficaram alagadas com a interrupção do funcionamento da casa de bombas na Rótula das Cuias.