O alagamento dos bairros Menino Deus e Cidade Baixa com a interrupção da casa de bombas 16, na Rótula das Cuias, provocou uma rápida mobilização de agentes de segurança e voluntários para atuar na remoção de moradores.
Com a água chegando na altura da cintura em pouco tempo, embarcações a remo foram usadas para auxiliar na evacuação solicitada pela prefeitura de Porto Alegre.
Os moradores dos bairros foram pegos de surpresa com a chegada das águas do Guaíba às ruas dos bairros.
— Nunca pensei passar por uma situação dessas — disse uma moradora da Rua Barão do Gravataí que estava na carroceria de um caminhão no início da noite.
Segundo voluntários que atuam na região, há resistência de moradores para deixar suas casas em razão da expectativa de que o problema elétrico que fez com que a energia da casa de bomba fosse cortada seja solucionado em breve — a CEEE Equatorial informou, no final da tarde, que ainda trabalha em busca de alternativas para permitir a reativação.
Mateus Veiga, morador do Partenon, atuou como voluntário para auxiliar moradores:
— Tem muita gente que não quer sair de casa, maioria deles idosos. Acabamos de falar com dois idosos aqui, que tem para onde ir, a filha mora no Moinhos de Vento, e eles não querem ir para lá.
Eduarda Teixeira também deixou o bairro Partenon para auxiliar as equipes de resgate:
— Sabemos que lá não é zona de risco, então não dá para ficar parado. Tem pessoas apegadas a bens materiais e não pode ser assim. A gente viu em Canoas, em outros lugares, é bem difícil.