A Fraport comunicou a Aeronáutica a renovação da suspensão das operações do Aeroporto Salgado Filho, que ficará sem funcionar até pelo menos o mês de setembro. No entanto, a administradora do terminal informa que as avaliações sobre as condições do local são feitas diariamente, e o fechamento pode ocorrer por tempo indeterminado.
Com isso, muitas pessoas que tinham voos planejados com saída prevista para o principal aeroporto gaúcho terão transtornos. Mas quais são as alternativas para quem não poderá sair do Salgado Filho?
Procurada, a Fraport pediu aos passageiros que entrem em contato com a sua companhia aérea para mais informações sobre os seus voos.
GZH pediu posicionamento das três principais companhias que operam no aeroporto. Confira:
Azul
"A Azul informa que continua monitorando, em tempo real, as chuvas no Rio Grande do Sul e a condição operacional do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que está fechado. Por esse motivo, foi necessária a suspensão de todos os pousos e decolagens por tempo indeterminado.
Os clientes afetados deverão ficar atentos às comunicações que serão disparadas via e-mail, SMS e WhatsApp, e que também estarão disponíveis no site e aplicativo.
A companhia oferecerá voos extras para demais aeroportos da região, para atender eventual demanda decorrente da interrupção da operação no aeroporto Salgado Filho. Assim, demais Clientes que possuem reservas nos próximos dias e optarem por alterar sua passagem voluntariamente para estes destinos alternativos poderão realizar a solicitação no mês de maio, de acordo com a disponibilidade. Ou, ainda, solicitar o cancelamento da passagem, deixando o valor em crédito na companhia.
A Azul se solidariza com todos os afetados pelas condições climáticas adversas em todo o Estado do Rio Grande do Sul e reitera que está contribuindo com os esforços humanitários. Tão logo possa voltar a operar, irá colaborar com o transporte de materiais essenciais para a região."
Gol
A GOL continua acompanhando de perto os desdobramentos da situação de calamidade pública na cidade de Porto Alegre e em todo o Estado do Rio Grande do Sul. O Salgado Filho segue fechado, e, por isso, para preservar a Segurança de nossos Clientes, cancelamos todos voos com partida ou chegada à capital gaúcha até às 23h30 da quinta-feira (30/5). Tendo a Segurança como prioridade, valor número 1 da GOL, seguiremos sem operações na localidade até esta data.
A Companhia reforça que seguirá informando os seus Clientes e a população em geral - por meio dos seus canais de comunicação - sobre atualizações da operação da Companhia em todo o estado.
A GOL mantém o atendimento a todos os clientes afetados com as facilidades previstas e reforça que em virtude desta situação, até 30/5, os clientes que desejarem remarcar seus voos chegando ou partindo dos aeroportos do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santo Ângelo e em Santa Catarina no aeroporto de Chapecó – poderão fazê-lo, com a possibilidade de deixar o valor da passagem em crédito com a Companhia, sem a necessidade de pagamento da taxa de cancelamento; e isenção da taxa de remarcação para remarcações em voos da Companhia.
Havendo a necessidade de remarcação ou cancelamento, entre em contato com a nossa central de atendimento no número 0300 115 2121.
Latam
A LATAM Airlines Brasil informa que todos os seus voos de/para Porto Alegre estão suspensos até 30 de maio de 2024 uma vez que o aeroporto local se encontra inoperante em função do impacto das fortes chuvas na região. A operação da companhia em Caxias do Sul e Passo Fundo segue normal com a possibilidade de afetação por conta da situação em que se encontra o estado do Rio Grande do Sul.
A LATAM orienta que os clientes com voos de/para Porto Alegre realizem a autogestão de seus bilhetes diretamente na seção “Minhas Viagens” em latam.com, com as opções de remarcação sem custos de/para os aeroportos de Florianópolis (FLN), Caxias do Sul (CXJ) ou Jaguaruna (JJG), além do cancelamento com reembolso integral.
Por fim, reforça que a operação no Aeroporto Salgado Filho (POA) está inviabilizada por tempo indeterminado e orienta aos passageiros que aguardem novas atualizações sobre a previsão de retomada dos voos na capital gaúcha. Aos clientes que já possuem passagens adquiridas para Caxias do Sul e Passo Fundo, a companhia orienta que confirmem o status de seus voos em https://www.latamairlines.com/br/pt/flight-status.