O domingo (12) alusivo ao Dia das Mães foi, para algumas delas, a data que marcou a mudança para um novo lar provisório em Canoas, na Região Metropolitana. A Escola Municipal de Educação Infantil Professora Terezinha Tergolina, no bairro Estância Velha, sedia o segundo espaço da cidade disponibilizado para o acolhimento exclusivo a mulheres e crianças que são vítimas da pior catástrofe climática do Estado. O outro abrigo com essa característica fica no bairro Niterói
Nesta noite, o espaço ainda tinha um número pequeno de pessoas, mas as vagas já estavam sendo preparadas para receber quem estava em outros abrigos. O lar tem capacidade para 50 até 100 desabrigadas.
Tudo foi decorado e abraçado pelas próprias funcionárias da escola. As salas de aula viraram dormitórios improvisados. Cada um dos quartos estava decorado com brinquedos e desenhos infantis para deixar o ambiente mais aconchegante.
— Foi tudo organizado com muito carinho. As educadoras da escola são as voluntárias e estão aqui trabalhando com muito cuidado. Hoje, apesar de tudo o que estamos vivendo, foi um dia muito emocionante. As mães se sentiram acolhidas, felizes. É um momento também de se fazer a diferença — destacou a diretora da escola e coordenadora do abrigo, Rosângela Camargo.
As cozinheiras, que já trabalhavam na escola, deixaram suas famílias em casa para garantir o cardápio no domingo. O abrigo irá oferecer quatro refeições ao dia.
Para garantir a segurança de todas as pessoas no local, a escola foi colocada na área do patrulhamento da Guarda Municipal.
Luzia Tomazini foi uma das primeiras mães a chegarem. Ela estava com a filha Giovana, de quatro anos. Depois de precisar o lugar onde morava no bairro Fátima, um dos mais atingidos, a sensação era de alívio e segurança.
— Fiquei três noites sem dormir acompanhando o nível da água. Com uma criança, é pior cenário que se pode ter — contou à reportagem.
Ao acompanhar a filha brincando, em um espaço com outras mulheres e crianças, relatou se sentir mais segura.
— Se eles estão bem, ficamos bem também. Como mãe, ficamos mais sossegadas.
Para ajudar as famílias, a escola tem recebido doações direto do sistema da Prefeitura de Canoas. Quem quiser ajudar, pode deixar os donativos na Central de Coleta de Doações, localizada na Cassol da Avenida Farroupilha, nº 5775, bairro Marechal Rondon.
Este é o segundo espaço no município dedicado exclusivamente para mulheres e crianças. O outro abrigo fica localizado no bairro Niterói.