O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, fez um novo alerta de evacuação imediata neste domingo (12) para sete bairros afetados pelas enchentes no município. São eles: Rio Branco, Fátima, Mato Grande, Harmonia, Mathias Velho, São Luís e Niterói. A medida ocorre por conta da elevação do volume da água das chuvas das últimas horas, trazendo o risco de inundação no Rio Jacuí.
— Peço a todos os canoenses que voltaram para suas casas do lado oeste, do bairro Rio Branco, Fátima, Mato Grande, Harmonia, Mathias Velho e São Luís, que por ventura foram em suas casas verificar se está seca, se em alguma região a água baixou, que saiam imediatamente porque as águas retornarão. E se a pessoa ficar possivelmente precisará ser resgatada. Por isso a evacuação imediata desta região — alertou por meio de um vídeo no Instagram.
Segundo Jairo Jorge, a cidade de Canoas deve receber as águas vindas também do Vale do Taquari, no Vale do Rio Caí, do Rio dos Sinos e do Rio Gravataí.
— A medida que chegamos, de 5m35cm (no Guaíba), pode ser ultrapassada. Nós podemos chegar a 5m50cm ou até mais — ressaltou.
Além disso, o prefeito informou que, mesmo diante da construção de uma via de acesso no bairro Niterói, permitindo o funcionamento das casas de bomba 1 e 2, a região também precisa ser evacuada por risco do aumento da água da inundação.
— Diante do risco, especialmente do vento sul, que vai represar as águas que descem (para Canoas), há o risco de elevar rapidamente as águas ali no Gravataí. Por isso a evacuação imediata do bairro Niterói — completou.