Com mais de 20 de anos de manobras, a pista de skate da Praça do IAPI se tornou um reduto do esporte em Porto Alegre. Neste sábado (6), em pleno dia de final de Gauchão, uma porção de adeptos das quatro rodinhas preferiram ir até a rua Dr. Eduardo Chartier para conferir o novo obstáculo inaugurado para praticantes de todas as idades que frequentam o lugar.
Um campeonato de best trick, com as melhores “dropadas” do skate street, serviu de abertura para a programação do STU National 2024, que ocorrerá entre os dias 12 e 14 de abril na Capital. A etapa porto-alegrense do circuito brasileiro ocorrerá no Skate Park da Orla, reunindo os melhores nomes da cena atual.
Construído na pista do IAPI em conjunto, planejado e desenvolvido com skatistas locais, o espaço era antes ocupado por uma rampa pouco utilizada. A revitalização conta com novos gradis de fechamento dos guarda-corpos, rampas lixadas, nova pintura, aplicação de resina no piso em concreto e substituição de 150 pedras do piso em basalto polido.
Sem piscar o olhos em cada apresentação de nomes como Bruno Melão, João Richter e Votan Molossi, o morador de Esteio, Vinicius Andrade, gostou do que viu.
— Não me arrependi de vir de lá. É uma “vibe” muito boa. O pessoal é muito tranquilo, o skate não é só um esporte, é uma cultura, um jeito de ser — opinou.
O evento, que começou por volta das 14h, foi ganhando mais público com o passar da tarde — de skatistas experientes a praticantes amadores. Como é o caso de Lilian Gonçalves, nove anos, devidamente munida de capacete, cotoveleiras e joelheiras, como pede a mãe, Renata.
— A gente orienta e ela faz direitinho. Ela queria muito vir, tirar foto com os mais famosos. Moramos aqui perto — conta a dona de casa, que não imagina a filha longe do skate.
De geração para geração
Segundo a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), as melhorias nas pistas fazem parte de uma contrapartida do STU ao trazer a etapa do campeonato para Porto Alegre. Para o coordenador do evento, João Victor Martins, as atividades vão além da competição em si.
— Fazemos uma verdadeira ocupação, valorizando os principais pontos da cidade, que tem muita tradição no skate no Brasil. Então, a revitalização faz parte destas ações, deixando um legado para as futuras gerações — pontuou.
O diretor de conteúdo do STU, Esteban Florio, enxerga meninos e meninas que se inspiram nas gerações anteriores e, por isso, se alegra ao ver a mobilização dos próprios frequentadores das pistas durante a reforma.
— Ao se responsabilizarem, eles mostram aos pequenos a importância deste esporte e, desta forma, mantém a chama acesa — destacou Florio.
Neste domingo (7), a partir das 14h, na Praça Marechal Deodoro (Praça da Matriz), no Centro, ocorre um pequeno desafio de três manobras com a participação de skatistas convidados. De acordo com a organização do STU, a praça trouxe uma inspiração para os primeiros vídeos dedicados para o skate street e é um ícone para os praticantes do esporte no país.