A Emergência Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) ficou superlotada na tarde desta quarta-feira (10). Segundo a instituição, 35 crianças são atendidas nas nove vagas existentes. O número equivale a 388% da capacidade da unidade.
Por conta deste cenário, o hospital afirma que são usados no limite máximo todos os recursos materiais e humanos disponíveis para atender a demanda. As principais causas de busca por atendimento são quadros respiratórios, de dengue e pacientes crônicos que estão em monitoramento por causa de transplantes, tratamentos oncológicos ou que necessitam de acompanhamento.
A emergência segue aberta, porém, a instituição orienta a população que em casos mais simples evitem o local e busquem atendimento nas unidades básicas de saúde ou prontos atendimentos.
A reportagem de GZH consultou o painel de monitoramento da situação das emergências de Porto Alegre divulgado pela Prefeitura no começo da noite desta quarta-feira. Ali, ainda consta o dado de cerca de 300% de superlotação, que era o cenário na instituição durante a manhã, mas houve piora à tarde.
Nas demais emergências pediátricas do município a ocupação varia entre 36% e 150%. A média entre as seis unidades é de ocupação de 138% das vagas disponíveis.