Chuva e vento de até 80 km/h atingiram a Região Metropolitana nesta sexta-feira (29), e 60 mil clientes ficaram sem luz devido a desligamentos de alimentadores, segundo a CEEE Equatorial. A chuva começou no final da tarde desta sexta, se deslocando do norte do Estado em direção ao Litoral. Em Cruz Alta, pedras de granizo destelharam casas e o vento forte derrubou árvores.
Segundo a CEEE Equatorial, além da Capital, os municípios mais afetados foram Alvorada, Viamão — principalmente na área de Itapuã — Guaíba, São Jerônimo e Charqueadas. Em Porto Alegre, os bairros mais atingidos incluem Sarandi, Jardim Botânico, Lami, Menino Deus e Jardim Itu Sabará. A CEEE afirma que tem 50 equipes nas ruas.
No dia 17 de janeiro, mais de 1 milhão de clientes ficaram sem energia elétrica no Estado. A cifra se repetiu no dia 21 de março, quando 1,152 milhão de clientes (815 mil na área de CEEE Equatorial e 337 mil na área de RGE) ficaram às escuras.
O fim de semana terá tempo dividido no Rio Grande do Sul. No sábado (30), o sol predomina em todo o território gaúcho. Porém, no domingo de Páscoa (31), uma frente fria avança pelo Estado gerando instabilidade na Fronteira Oeste, na Campanha e no Sul, além do aumento da temperatura.