O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na noite desta terça-feira (16) deixou pelo menos 1,1 milhão de clientes das duas concessionárias de energia elétrica sem abastecimento. Segundo o balanço divulgado pela Rio Grande Energia (RGE) às 7h da manhã desta quarta-feira (17), são 574 mil clientes sem luz, e as regiões mais afetadas são Central, Metropolitana, Vale do Taquari, Vale do Sinos e Vale do Rio Pardo. Na área da CEEE Equatorial, 600 mil pontos estão sem energia, sendo a Região Metropolitana a área mais afetada.
Em nota, a RGE informou que o temporal afetou de forma intensa a área de concessão da empresa, com grande volume de chuva, descargas atmosféricas e fortes ventos, impactando o fornecimento de energia em diversos municípios.
Conforme o superintendente técnico da CEEE Equatorial, Sérgio Valinho, em entrevista à Rádio Gaúcha mais de 3 mil profissionais atuam para reestabelecer a energia o quanto antes. Por enquanto, a empresa não divulga prazo para a retomada do serviço.
— Até porque o evento está acontecendo, estamos contabilizando o impacto, é precipitado condicionar um prazo, gerar uma expectativa. As equipes estão indo a campo — reforça.
Confira a nota da RGE na íntegra
GE informa que o temporal que atingiu o Rio Grande do Sul no final da tarde desta terça-feira, 16, afetou de forma intensa a área de concessão da empresa, com grande volume de chuva, descargas atmosféricas e fortes ventos, impactando o fornecimento de energia em diversos municípios. Os danos na rede elétrica são provocados, principalmente, por galhos, árvores e objetos arremessados pelo vento.
Neste momento há 574 mil clientes sem energia elétrica (dado de hoje, às 7h). As equipes da RGE estão totalmente mobilizadas para restabelecer o fornecimento, com segurança, no menor prazo possível. As regiões mais afetadas são Central, Metropolitana, Vale do Taquari, Vale dos Sinos e Vale do Rio Pardo.
A RGE alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o corpo de bombeiros e aguardar o atendimento.
Em caso de falta de energia chame a RGE através de um dos canais de atendimento:
SMS: Envie mensagem com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
WhatsApp: (51) 9 9955.0002
Site: www.rge-rs.com.br
App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
Call Center: 0800 970 0900.
Confira a nota da CEEE Equatorial na íntegra
Nesta terça-feira (16/1), o Rio Grande do Sul foi atingido por um grande temporal, com fortes chuvas, rajadas de ventos com até 90km/h e um volume elevado de descargas atmosféricas. Esta situação causou danos significativos em nossas redes, provocando interrupção no fornecimento de energia para 600 mil clientes em nossa área de concessão, sendo a Região Metropolitana a mais atingida.
Logo após o temporal, colocamos em prática nosso plano de contingência para iniciar a recomposição das nossas redes, com efetivo reforçado de equipes em todos os processos da distribuidora voltados ao atendimento emergencial. Seguimos trabalhando com comprometimento a fim de normalizar nossos serviços o mais rápido possível.
Lamentamos os transtornos causados a nossos clientes e reforçamos o alerta quanto aos cuidados com a segurança. Caso visualize cabos ou estruturas elétricas caídas, não se aproxime e acione nossos canais de atendimento.
A CEEE Grupo Equatorial Energia segue à disposição de seus clientes em seus canais de atendimento:
- Tel.: 0800 721 2333
- SMS: 27307, para falta de energia, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC), encontrado no canto superior direito da fatura de energia;
- Whatsapp Clara: (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos).