O prazo para pagamento da primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2024 em Porto Alegre se encerra nesta sexta-feira (8). As guias estão disponíveis para emissão online por meio do WhatsApp no número (51) 3433-0156, no site oficial do IPTU, no aplicativo 156+POA, ou em um dos 20 pontos de atendimento presencial (saiba mais abaixo).
Aqueles que não pagaram o IPTU em cota única tiveram automaticamente o imposto parcelado em até 10 vezes. Os vencimentos ocorrem sempre no oitavo dia de cada mês ou no primeiro dia útil subsequente, caso o oitavo dia caia no fim de semana.
A prefeitura recomenda o pagamento do imposto via Pix, porque, neste caso, a quitação pode ser feita por meio de qualquer instituição financeira. No caso do uso do código de barras, o pagamento só é possível nos bancos credenciados.
Pagamento em atraso
Se a parcela não for paga no prazo, o contribuinte fica sujeito a juros e multa e será inscrito na dívida ativa. Entre as medidas de cobrança que podem ser empregadas, a prefeitura cita protesto, registro como inadimplente nos órgãos de restrição ao crédito e ação judicial.
A multa por atraso para pagamentos no mês de vencimento é de 2%. Passado o mês (por exemplo, se a parcela de março não for paga até abril), a multa passa a ser de 10% e incide cobrança de juros de 1% ao mês de atraso.
Atendimento presencial
Para quem não tiver acesso a nenhum dos meios digitais para gerar as guias de pagamento do IPTU de Porto Alegre, é possível obter o documento em uma das 17 subprefeituras espalhadas pela cidade (confira aqui os endereços), nas agências Tudo Fácil (Zona Norte, na Avenida Assis Brasil, 2.611, e Zona Sul, na Avenida Wenceslau Escobar, 2.666), no Centro de Referência do Idoso (Avenida João Pessoa, 1.105) e na loja de Atendimento da Fazenda (Travessa Mario Cinco Paus, S/Nº).
Idosos que desejem receber a guia impressa podem solicitar por meio do WhatsApp (51) 3433-0156, opção 4, função 7.