Seis dias após as chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, ainda falta luz em alguns pontos da Região Metropolitana. Em Eldorado do Sul, na localidade de Parque Eldorado, moradores sofrem com o problema desde a madrugada de quinta-feira (20) e já contabilizam prejuízos.
Na Rua da Prosperidade, pessoas estão recorrendo às casas daqueles que já estão abastecidos para conseguir manter suas rotinas. É com a solidariedade de um vizinho que a vendedora Roberta Bezerra, 46 anos, conta para afzer a higiene pessoal e manter seu celular ligado. Na geladeira dela, restaram poucos alimentos, que deverão ser descartados em breve.
— Falta integridade, falta dignidade. Ontem (segunda-feira, 25), achei que quando eu chegasse em casa ia ter luz, mas não tinha. E já se vão seis dias nessa rotina. Já perdi as coisas de geladeira. Só tem margarina, chimia e tomate. O restante tudo se perdeu. Estou contando com o apoio do vizinho... Eu vou lá, tomo banho e carrego o telefone. Seguimos a vida assim, nessa situação deprimente — relata.
Em outros casos, famílias estão tendo que tirar dinheiro do próprio bolso para manter a energia funcionando. Após ficar dias tendo que tomar banho de bacia, a dona de casa Maria Jusara Risso, 49, resolveu comprar um gerador para garantir o funcionamento da geladeira e do poço.
— Como tinham dado prazo que até as 12h de ontem (segunda) iria voltar a energia e não veio, saímos para comprar um gerador que não estava no orçamento. A gente acabou gastando uma coisa que não era necessária para nós agora para conseguir manter a geladeira e o poço funcionando — conta.
A CEEE Equatorial não divulgou nesta terça-feira (26) o número de pontos sem luz no Estado. Na segunda, havia informado apenas que 1% dos clientes atingidos ainda estavam desabastecidos. Procurada, a assessoria de imprensa da concessionaria informou apenas que "não há novidade".