Pelo menos nove câmaras frias que armazenam vacinas queimaram após o prédio da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) ser atingido por um raio durante o temporal da última quinta-feira (21). O prédio segue sem luz desde então.
As câmaras armazenavam medicamentos para os 20 municípios de abrangência da CRS. Nos locais estavam os doses de vacina da gripe, que começaram a ser distribuídas na Campanha Nacional de Imunização nesta segunda-feira (25).
Conforme a 17ª CRS, os imunizantes foram realocados para as câmaras frias da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí. Nenhuma dose foi perdida. No entanto, como não há luz, a CRS ainda não contabilizou quantos equipamentos, como computadores e telefones, foram perdidos após o raio.
Além disso, uma força tarefa foi organizada para que os serviços da CRS não fossem interrompidos. Parte da equipe está em trabalho remoto e o laboratório que faz as análises dos testes de dengue de toda a região se reorganiza para funcionar na Universidade de Ijuí (Unijuí), a fim de não atrasar os prazos para entrega de exames. Enquanto isso, as análises estão sendo feitas em Santo Ângelo.
A Coordenadoria informou, ainda, que já realizou um orçamento para a reforma da rede elétrica e aguarda o retorno da central do Estado. Por isso, por enquanto não há previsão para retorno das atividades no prédio.