O Parque da Redenção recebeu uma série de atrações culturais neste sábado (23) para celebrar os 252 anos de Porto Alegre. Um grande palco foi montado em frente ao espelho d'água para as apresentações musicais do tradicional Baile da Cidade.
Quem comandou a festa foi o radialista Celso Dornelles, do Podcast Bailanta, e o DJ Piá, que deu sequência aos trabalhos, a partir das 15h. Se apresentaram durante a festa o projeto de hip hop e rap Icea Malvina, do Morro Santa Tereza, com foco na criação da poesia, improviso e musicalidade.
O evento ainda contou com a apresentação das invernadas dos CTGs Galpão Missioneiro e Chimangos e do cantor nativista Marco Lima. A banda In The Box convidou Tchê Gomes e o Grupo de Pagode Seleção para uma apresentação conjunta. O encerramento do baile ficou por conta do DJ Kindjay.
O secretário municipal de cultura da Capital, Henry Ventura, participou da celebração e destacou a diversidade de expressões culturais que tradicionalmente passam pelo palco do Baile da Cidade. Ele também frisou a importância de reunir comunidades de diferentes pontos de Porto Alegre na Redenção, que, segundo ele, é o coração da Capital.
— Nós temos a oportunidade de ver grupos periféricos da cidade, de regiões como da Restinga, da Vila Cruzeiro, se apresentando aqui, confraternizando e dando parabéns para Porto Alegre, afinal de contas, quem faz a nossa cidade somos nós, que fazemos ela acontecer, se movimentar e a cultura tem uma parte fundamental nisso — ressalta o secretário.
Vivendo o tradicionalismo
Vindos do bairro Jardim Bento Gonçalves, na Zona Leste, os integrantes da invernada do CTG Chimangos levaram ao Baile da Cidade toda a força do tradicionalismo gaúcho em sua apresentação de dança. Às vésperas de completar 40 anos, o CTG hoje tem como patrona Suzete da Silva Fernandes, conhecida como Tia Suzy, que foi eleita para assumir o posto do marido e fundador do grupo, Nairi Antônio Callegaro, falecido há três anos. A diretora do CTG, Cristiane Almeida, nora de Suzy, ressalta a importância da participação da invernada no evento.
— Já tínhamos nos apresentado na semana farroupilha no Parque Harmonia. É sempre uma grande conquista poder mostrar a tradição gaúcha.
A Primeira Prenda Juvenil do CTG, Letícia Glória Fadini, 15, participa há dois anos da invernada e dançou pela primeira vez na Redenção. Ela diz que a apresentação deste sábado é uma forma de levar o tradicionalismo às pessoas que não o conhecem.
— É muito bom poder cultuar essa tradição aqui, onde tem bastante visibilidade, até porque, muitas pessoas não sabem como é dentro de um CTG — diz.
Pedro Almeida, 12, está no grupo mirim do Chimangos desde 2017. Além dos companheiros de CTG, ele também foi à Redenção junto com a mãe, o pai e a avó.
— O que eu mais gosto da tradição gaúcha é a união das pessoas, que é fundamental para ter pra se ter um desenvolvimento — diz o jovem.
A festa foi promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa com investimento aproximado de R$ 70 mil.