De Tim Maia a Mamonas Assassinas, o repertório do bloco Samba da Leste sacudiu a orla do Guaíba na tarde desta segunda-feira (12) de Carnaval. Mesmo com tempo feio, repleto de nuvens pesadas que pairavam sobre o céu de Porto Alegre no fim da tarde, centenas de fadas, anjos, diabinhos e unicórnios levaram cor e alegria à Avenida Edvaldo Pereira Paiva.
O terceiro e último dia do Carnaval de Rua da Capital teve início às 14h, com concentração na rótula do Gasômetro, de onde os blocos partiam com caminhões de som acompanhados pela multidão. Além disso, também foram instaladas tendas com hip hop e funk para quem prefere outros ritmos.
Ao todo, 15 blocos participaram dos desfiles entre sábado (10) e segunda-feira. Nesta segunda, a animação ficou por conta dos blocos Os Cardoso, JP Espetinho, Samba da Leste, Guardiões do Samba e Tri legal. Durante a tarde, até caíram alguns pingos de chuva, mas nada que comprometesse a animação ou intimidasse os foliões. Logo o céu se abriu a festa pôde continuar.
Diretamente de Springfield — cidade fictícia onde se passa o seriado Os Simpsons – o casal Giane da Costa, 49 anos e Maurício Bom, 50, deu vida aos personagens Marge e Homer Simpson. Eles contam que usaram uma tinta especial, que não sai com o suor, para tingir a pele de amarelo e que demorou cerca de uma hora para concluir o trabalho.
No sábado, a professora e o servidor público pularam Carnaval no Quarto Distrito e se fantasiaram de Lampião e Maria Bonita. No Carnaval passado, escolheram os personagens do seriado Scooby Doo. Cheia de personalidade, a filha do casal, Valentina, de 14 anos, escolheu uma fantasia inspirada em um episódio de Bob Esponja.
— Está sendo surpreendente, tá maravilhoso, super agradável, apesar do calor. As pessoas estão bem alegres, tá divertido, tá bonito e organizado — opina Giane.
O pintor automotivo Rafael Fontoura de Oliveira, 39, e a vigilante Valéria Rosa, 41, vieram de Alvorada para acompanhar os blocos, em especial, o JP. Casados há 25 anos, eles dizem que compartilhar a alegria do carnaval também ajuda na longevidade do relacionamento. Eles chegaram no fim da tarde, quando o sol estava baixando, para fugir do calorão.
— Viemos mais tarde por causa do sol, que estava muito quente, daí derrete a maquiagem — pontua Valéria.
Moradora da Vila Nova, na zona sul da Capital, a cuidadora Suzete Dias, 53, foi à Orla acompanhada da sobrinha Maria Eduarda Dias, 24, e dos amigos dela, Larissa Lopes, 24, Gabriel Amaral, 30 e Marcelo Oliveira, 25, com quem formaram o próprio “bloquinho”. Além de animados, o grupo também chegou bem equipado, com três caixas térmicas cheias de água, gelo e cerveja, para garantir a hidratação. Questionados sobre o que fariam caso chovesse, Maria Eduarda prontamente respondeu:
— A gente fica.
A estudante de Gestão de Recursos Humanos, Luana Dias, 20, se deslocou do bairro Cavalhada, na Zona Sul, para aproveitar a festa acompanhada de um amigo. Com uma tiara de unicórnio na cabeça e vestindo uma saia colorida de filó, ela revela que reaproveitou a fantasia do carnaval passado. Na bolsa que a jovem carregava, ela trazia a combinação mais popular entre os foliões do bloco, o famoso “kit”, que é composto por uma garrafa de vodka e um energético para beber junto.
— Está tudo muito legal, não tem hora pra ir embora — comenta a jovem.
Trânsito segue bloqueado até a noite de terça
- O trecho 1 da Orla foi bloqueado desde as 22h desta sexta-feira (9) e permanecerá com a restrição até terça-feira (13), às 20h.
- De sábado (10) até terça-feira (13), da Rótula das Cuias até o Estádio Beira Rio, o horário de bloqueio do trecho acontece conforme os horários da área de lazer, das 7h às 20h.
- A EPTC segue no local orientando o trânsito para garantir a segurança viária. As informações adicionais sobre trânsito serão divulgadas no perfil do X, @EPTC_POA (antigo twitter).