Na terça-feira (30), completam-se duas semanas do temporal que atingiu Porto Alegre e outras cidades gaúchas. Entretanto, clientes da operadora Vivo continuam enfrentando problemas de conexão. Como uma das opções para driblar a situação, moradores estão "roteando", ou seja, compartilhando os dados do sinal do celular para o computador. Procurada, a Vivo informou que está buscando um posicionamento sobre os possíveis problemas.
Orientador educacional morador de Ipanema, na Zona Sul, Cesar Fantinelli, de 47 anos, está sem o sinal de internet fixa, TV e telefone fixo desde o dia do temporal. Segundo ele, diariamente entra em contato com a operadora e recebe constantemente novos prazos para o restabelecimento, os quais não são cumpridos.
— Um técnico veio aqui no condomínio e disse que o problema é na rede externa. A Vivo diz que tem problema na região toda. Consegui um contato com a assistência pelo WhatsApp e só me disseram que no dia 31 até meia-noite eles restabelecem. Na sexta-feira o prazo era até o dia 30 — explica.
Segundo Fantinelli, sua esposa trabalha em home office e está roteando a internet do celular para o computador.
— E a conta (do celular) vai vir lá em cima. Um vizinho está fazendo da mesma forma — completa.
Também sem internet desde o dia 18, o engenheiro civil Carlos Alberto Pires, de 67 anos, mora no bairro Tristeza e trabalha de casa. Sem internet, telefone e TV, precisou compartilhar a sua internet móvel para o computador.
— A previsão é sempre furada. Hoje (segunda-feira, 29) de manhã eu liguei e a previsão era de 10h. Ainda não retornou. As informações são jogadas aleatoriamente — comentou Pires, que afirmou que já está contratando outro serviço de internet para utilizar no trabalho.
Eugênio Panziera, de 63 anos, aposentado, está sem sinal da Vivo. Segundo ele, a única explicação fornecida pela operadora é que, devido às chuvas, estão conduzindo uma "operação massiva" e que há problemas na rede externa.
— Um técnico esteve aqui na semana passada e disse "o problema não é teu, é na rua. Eu não posso fazer nada, pois só atuo dentro das casas. Esse problema é com outra equipe" — enfatiza.
Ele explica que sua filha é estudante e depende da internet, utilizando o plano móvel. O aposentado espera que haja isenção do período sem o uso do sistema.
Problema também na Zona Norte
Zenaide Abati, de 59 anos e moradora do bairro Rubem Berta, na zona norte da Capital, está sem internet fixa e TV a cabo desde a quinta-feira (18). Segundo ela, inicialmente, houve instabilidade no sinal, que posteriormente resultou na interrupção da conexão.
— Nós aguardamos, pois tinha uma situação mais grave com tanta gente sem energia, porém passado tudo isso, começamos a ligar (para a operadora) e até o momento a única coisa que falam é "estamos com instabilidade na região e o conserto está previsto para" e vem uma data e hora — cita Zenaide.
Porém, a previsão dada pela operadora não se confirma. Conforme ela, a Vivo chegou a agendar uma visita técnica, que foi desmarcada no mesmo dia por "se tratar de um problema na região". A operadora chegou a oferecer planos mais baratos e desconto na fatura, porém a professora já está procurando outras operadoras para contratar o serviço.
Posição da operadora
Procurada, a Vivo informou que está buscando um posicionamento sobre os possíveis problemas. O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis), que estava respondendo pelas operadoras, afirmou que a última informação que tinha era de que "as empresas estavam atuando em possíveis falhas pontuais, mas que o serviço já estava reestabelecido de forma geral em todo o Estado", porém, procuraria saber se houve novos problemas.