O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informou, no início da noite desta sexta-feira (19), que ainda tem 14 estações de bombeamento de água tratada (Ebats) com falta de luz e quatro com nível abaixo do ideal para operação, o que impacta o abastecimento em pelo menos 21 bairros (veja a lista abaixo).
Os problemas de abastecimento ainda são decorrentes da tempestade que atingiu Porto Alegre na noite de terça-feira (16). A estimativa é de que os problemas sejam solucionados até domingo (21).
O Dmae afirma não ser capaz de atualizar um número exato de pessoas que seguem sem abastecimento de água, mas estima que até 170 mil pessoas estejam com problemas. O número de afetados chegou a 1,2 milhão entre terça e quarta-feira (17), o equivalente a 90% da população da Capital.
Protestos pela Capital
A falta de luz e de água em Porto Alegre tem mobilizado a população da Capital. Moradores de diferentes regiões estão realizando protestos pedindo o retorno da energia elétrica, da água e da internet.
Falta de luz impacta no abastecimento de água
O diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) recomendou, na quarta-feira (17), que a população de Porto Alegre reduza o consumo da água disponível pelos próximos dias. A medida, segundo Maurício Loss, busca reduzir os transtornos provocados pelo não funcionamento de estações de tratamento e bombeamento da cidade.
Bairros com falta de água
- Agronomia
- Belém Velho
- Cascata
- Cel. Aparício Borges
- Costa e Sila
- Cristo Redentor
- Glória
- Jardim Floresta
- Jardim Lindóia
- Jardim Sabará
- Jardim São Pedro
- Lomba do Pinheiro
- Medianeira
- Nonoai
- Partenon
- Restinga
- Santa Tereza
- Teresópolis
- Vila Ipiranga
- Vila Jardim
- Vila Nova