Uma das obras viárias mais importantes do Rio Grande do Sul, iniciada há quase uma década, a nova ponte do Guaíba ainda não foi totalmente concluída. Parcialmente inaugurada em dezembro de 2020, ainda restam quatro alças para serem entregues, mas uma data de conclusão ainda é incerta. Enquanto isso, famílias das vilas Areia e Tio Zeca, que estão no caminho dos trabalhos, na zona norte de Porto Alegre, esperam por realocação para outras moradias e convivem com a falta de perspectiva sobre seus futuros.
Em agosto de 2023, as obras foram incluídas no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3), anunciado pelo governo Lula. O Dnit assegura que 97% dos trabalhos estão concluídos (confiraabaixo o que a autarquia federal vinculada ao Ministério da Infraestrutura alega sobre a situação da travessia).
A travessia da nova ponte do Guaíba tem 13,6 quilômetros, com total de cinco quilômetros de trecho em aterro e 7,3 quilômetros entre pontes, alças e viadutos. Ao contrário da outra mais antiga, não tem vão móvel. Ou seja, as embarcações conseguem passar sob ela sem necessidade de interrupção do trânsito de veículos. A estimativa é de que 50 mil veículos utilizem a travessia diariamente.
O reassentamento das vilas Areia e Tio Zeca devem custar entre R$ 76 milhões e R$ 89 milhões. Cada família teria direito de comprar uma casa no valor entre R$ 152 mil e R$ 178 mil, dependendo do número de seus moradores. Seria o que se conhece por uma compra assistida. Mais de 600 famílias vivem na área, um ponto conhecido pela situação de extrema vulnerabilidade social.
A reportagem entrou em contato com a construtora Queiroz Galvão, responsável pelas obras e líder do Consórcio Ponte do Guaíba, para saber como está a situação do contrato e quando os trabalhos seriam finalizados. A empresa respondeu que não se manifestaria.
O que diz o Ministério dos Transportes
O Ministério dos Transportes também foi procurado para atualizar a situação. Veja, abaixo, o que a pasta federal respondeu por nota:
"Os acessos da 2ª ponte sobre o Rio Guaíba devem ser incluídos no projeto de concessão das rodovias BR-116/158/290/392/RS, previsto para ocorrer ainda em 2024.
As obras das alças, bem como os custos de reassentamento das famílias, estão sendo avaliados dentro a estruturação do projeto. Como está em fase de estudos, não há definição de prazos de obras e dos serviços complementares".
O que diz o Dnit
A reportagem de GZH encaminhou alguns questionamentos ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) sobre o andamento das obras na nova ponte do Guaíba. Confira, abaixo, a nota que a autarquia encaminhou como resposta:
"O DNIT informa que a conclusão das obras da Nova Ponte do Guaíba, bem como o reassentamento das famílias, integra objeto de estudo do Ministério dos Transportes para concessão. A ponte está 97% concluída e em operação, restando a conclusão de apenas quatro ramos de acesso junto à Freeway. Até o momento, foram investidos cerca de R$ 770,5 milhões na construção da Nova Ponte do Guaíba".