Com auxílio da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, moradores do condomínio no bairro Rubem Berta onde houve uma explosão na madrugada desta quinta-feira (4) estão sendo liberados para buscar seus pertences nesta tarde.
A explosão ocorreu na torre 10. O Corpo de Bombeiros acompanha os moradores nesta torre, e também na de número 9, em frente, que teve sua estrutura prejudicada.
Já a Defesa Civil acompanha moradores para retirada de pertences nas demais torres, também isoladas. O conjunto tem 22 torres, segundo os moradores.
Para acessar o entorno da torre 10, o Corpo de Bombeiros equipa os moradores com EPIs, como jaqueta de proteção e capacete.
Morador da torre 9, João Pedro Silva da Paixão, 27 anos, conseguiu acessar o local.
— Nosso apartamento está destruido, com vidros quebrados e totalmente revirado. Na sala, nossos itens pessoais ficaram todos espalhados, nós saímos no meio da noite, no susto. Estávamos só com a roupa no corpo, agora conseguimos pegar mais algumas coisas e estamos indo para a casa da minha sogra — conta o morador.
Peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP) realizam a inspeção das torres do condomínio.
A explosão teria sido causada por um vazamento de gás. Ao menos oito pessoas ficaram feridas, duas delas gravemente.
Conforme o Corpo de Bombeiros, a corporação trabalha com a hipótese da liberação dos apartamentos ainda nesta quinta-feira.
— O bloco 10 e os outros próximos devem se manter (isolados) e o restante talvez até o final do dia a gente já consiga liberar aos poucos, para que o pessoal vá voltando — explica o Coronel Mattei, do Corpo de Bombeiros.
Após o acidente, o condomínio, que tem cerca de 200 moradores, foi evacuado.
*Produção: Maria Stolting