Moradores reclamam de constantes alagamentos na Rua Mariz e Barros, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre. Em dias de chuva, como esta sexta-feira (3), algumas pessoas chegam a ficar ilhadas.
O professor Rodrigo Pinnow, 42 anos, mora com a esposa em um prédio onde a calçada fica totalmente coberta pela água. Pelo local, passam ônibus das linhas T9 e T2, mas Pinnow comenta que, por causa do alagamento, os passageiros não têm como embarcar ou descer no ponto em frente ao prédio onde mora.
No trecho, também existe uma casa geriátrica que, segundo o professor, fica ilhada quando chove.
— Os transtornos mais absurdos com relação a isso é que as calçadas ficam cheias de galhos, os prédios, condomínios e casas ficam com lixo acumulado. Quando chove, o DMLU, a limpeza e a coleta de lixo não funcionam, então o lixo acumula. E nós já falamos com outros moradores, já foram feitos contatos junto à prefeitura e, basicamente, é essa situação que se repete com qualquer chuva, basta chover — diz o professor.
Drenagem em fase de projeto
Procurado pela reportagem de GZH, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) encaminhou uma nota informando que "sempre são realizadas limpezas em bocas de lobo na região, para manter a vazão da água das chuvas", e que "o local é conhecido por históricos alagamentos".
Segundo o órgão, "está na fase de projeto a obra de macrodrenagem da região da rua Mariz e Barros". No local, devem ser construídas redes de drenagem e um reservatório de amortecimento de águas pluviais. Como está na fase de projeto, o Dmae ainda não tem prazo para o início das obras.