Foram liberadas nesta quarta-feira (8) as últimas quadras sintéticas do trecho 3 da orla do Guaíba, que haviam sido interditadas no final de setembro, por conta da enchente em Porto Alegre. Agora, as sete quadras sintéticas, incluindo duas infantis, estão novamente aptas para atividades esportivas.
Conforme a secretaria municipal de Esporte, Lazer e Juventude, devido a grande quantidade de resíduos que a inundação deixou sobre as quadras, foram priorizadas as estruturas de grama sintética, a fim de se evitar danos maiores. Os trabalhos consistiram em repor a areia, os granulados de borracha e reparar os alambrados.
A partir de agora, a pasta diz que o trabalho se concentrará nas quadras de areia para que sejam liberadas o mais rápido possível. Por enquanto, os espaços para a prática de vôlei de praia, futebol de areia e beach tennis seguem indisponíveis e sem prazo para liberação.
O trecho 3 da Orla possui 29 quadras, incluindo as de piso de concreto. O uso pode ser feito mediante agendamento, que pode ser realizado através do aplicativo 156+POA e pelo site da prefeitura.
Entre os espaços que estavam em reforma, apenas a quadra de número 20 não estará disponível para agendamento, pois fica reservada para eventos organizados e apoiados pela prefeitura de Porto Alegre.
Espaço elogiado
José Carlos Lopes Batista, 42 anos, veio de Brusque, Santa Catarina, acompanhado do filho, de 12 anos, para levá-lo em um teste nas categorias de base do Grêmio, nesta semana. Eles não conheciam a Orla, muito menos as quadras, mas afirmam que voltarão para o Estado vizinho com boas impressões.
— Até mandei um vídeo para o pessoal da cidade, porque não temos espaços com essa disponibilidade. Estou hospedado aqui perto e trouxe o filho para conhecer. É bem bonito e fico feliz que tenha sido liberado hoje — disse.