As obras que transformarão o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, em um espaço de cultura a ser aproveitado durante todos os meses do ano seguem avançando, agora com um detalhe importante. A concessionária GAM3 Parks definiu qual será o primeiro piquete fixo, que permanecerá aberto para além do mês de setembro, como uma forma de expor a tradição gaúcha a visitantes de fora do Estado.
Trata-se do Piquete Pêlo Escuro, que homenageia o poeta gaúcho Oliveira Silveira (1941-2009). O escritor foi o idealizador do 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
A novidade ainda é mantida nos bastidores e deve ser anunciada durante programação especial em homenagem ao poeta, no próximo dia 20, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na data, Oliveira Silveira será agraciado com o título de doutor Honoris Causa da UFRGS.
A decisão de homenagear um dos principais nomes do movimento negro gaúcho e do Brasil é de 2021 e foi proposta pelo Instituto de Letras da UFRGS, onde ele se formou em 1966. Contudo, somente neste ano será oficializada, com a presença da filha dele, Naiara Rodrigues Silveira Lacerda. É Naiara, aliás, o nome à frente do Piquete Pêlo Escuro, que estreou no Acampamento Farroupilha em 2022.
— É importante termos este piquete para trazermos a questão da representatividade, da visibilidade. Precisamos dizer que este é um lugar onde eu posso, onde eu tenho o direito de estar. Vamos ocupar, estar aqui, trazendo a nossa etnia, a nossa cultura e mostrando que nós também construímos este Rio Grande do Sul — destacou Naiara naquele ano, quando o tema do Acampamento dialogou com a proposta (Etnias do Gaúcho: Rio Grande Terra, de Muitas Terras).
Um pedaço do Acampamento o ano todo
Sobre o espaço fixo dedicado à cultura gaúcha, a coluna apurou que a concessionária considera o Acampamento Farroupilha um espaço muito rico em termos de cultura e tradição, daí a intenção de manter uma parte dele viva o ano todo. A festa de setembro será mantida, claro, mas a ideia é que visitantes que estiverem no RS em outros momentos possam desfrutar de uma "prova" da experiência que os gaúchos vivem no mês farroupilha.
A coluna buscou informações sobre os demais quatro piquetes que permanecerão fixos no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. No entanto, não há definição. A concessionária segue fazendo conversas e buscando espaços que possam permanecer abertos durante o ano todo, com cuidados sobre o funcionamento e melhor experiência para os visitantes.