O transporte de passageiros da Trensurb por ônibus entre as estações Mercado e Farrapos terá reforço a partir desta quarta-feira (22). Após tratativas, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Metroplan e Trensurb definiram que 10 ônibus de Porto Alegre e seis de concessionárias metropolitanas vão estar em operação, entre 6h e 20h, incluindo um veículo articulado.
Ao longo da segunda e da terça-feira, segundo a Trensurb, até 12 coletivos da Capital circularam em ambos os sentidos no trajeto. A empresa reitera que o translado dos passageiros não tem custo, sendo que os embarques e desembarques ocorrem em frente às entradas das estações.
Por conta do alagamento na estação São Pedro, há dois dias que as três primeiras estações da Capital estão fechadas, ou seja, os trens só circulam entre a Farrapos e Novo Hamburgo. O trajeto entre Farrapos e Mercado é, portanto, completado por ônibus. Essas condições excepcionais de operação são causadas por uma falha em uma comporta do sistema de proteção contra cheias operado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o que causou alagamento na via metroferroviária.
Retirada de água sobre trilhos
Equipes da Trensurb estão organizando, na madrugada desta quarta-feira (22), um trabalho para retirar água da casa de bombas próxima à estação São Pedro.
A reportagem esteve no local e verificou que, em um primeiro momento, está sendo feito o isolamento da área em relação ao restante do pátio alagado. A água da casa de bombas será drenada. O trabalho conta com auxílio de caminhões-tanque e mangueiras.
A previsão é de que, ao longo do dia, seja feita uma vistoria na casa de bombas para saber se há condições de ligá-la e, assim, drenar a água que está sobre os trilhos.
Nível do Guaíba baixou
Na madrugada desta quarta, no Cais Mauá, o nível do Guaíba apresentou medição mais baixa do que no dia anterior. Conforme dados da Rede Hidrometeorológica Nacional, às 2h15min, a água chegava a 3m29cm. Na terça, no mesmo horário, alcançava os 3m41cm. Ainda que mais baixo, o nível permanece acima da cota de inundação, de 3m.