Após a chuva que atingiu Porto Alegre e Região Metropolitana durante a noite e madrugada, a manhã desta quinta-feira (2) de Finados foi de tempo seco. Com isso, muita gente aproveitou o começo do feriado para ir até os túmulos de entes queridos nos cemitérios da Capital.
Antes mesmo de os primeiros visitantes chegarem, as bancas com flores das mais diversas cores e diferentes arranjos já estavam preparadas.
— Foi toda a semana preparando, desde cedo. Hoje chegamos aqui às 6h — afirma a florista Lair de Guimarães, 72 anos.
Nos cemitérios São Miguel e Almas e Santa Casa, o movimento começou a se intensificar por volta das 9h e atingiu o auge da manhã a partir das 10h30min. Uma missa campal foi organizada pelos dois cemitérios, situados próximos um do outro, com a presença do arcebispo Dom Jaime Spengler. Dezenas de fiéis acompanharam as preces.
Também pela manhã, houve um culto ao ar livre no Cemitério Memorial Martim Lutero. Já no Crematório Metropolitano, durante o dia, haverá bênção da saúde para humanos e para pets. Enquanto isso, o Jardim da Paz oferece missas quase de hora em hora, além de cultos e bênçãos no decorrer do dia.
Preocupação na Zona Norte
Além das celebrações e homenagens, a quinta-feira também foi de preocupação para muitas famílias. Isso porque o vandalismo causou danos a túmulos no Cemitério São João, na zona norte da Capital.
É o caso de Maria de Lourdes Linhares, 94 anos. Em mais de uma ocasião, os adereços do jazigo da família dela foram furtados. Nenhuma letra sobrou onde ficavam estampados os nomes dos parentes. No local, permanecem apenas as fotos.
— É todo ano assim. Parece que não há um cuidado aqui, que não tem segurança — reclama a idosa.
Junto ao túmulo, ainda restam as argolas, que foram substituídas por um material mais barato e que não chama a atenção de vândalos. A mesma solução foi encontrada pela família da aposentada Círia Vuaden, que agora, finalmente, consegue manter o túmulo intacto:
— Colocamos tudo de plástico. Assim eu acho que não atrai o interesse deles, né?
Por meio de nota, a Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade da Capital informou que "trabalha pela melhoria dos três cemitérios municipais, com principal objetivo de garantir a segurança do público". A pasta afirma que as intervenções no Cemitério São João estão em fase de projeto e devem receber melhorias na manutenção das fachadas, banheiros, além de iluminação e alarmes. A limpeza da área externa e interna é feita diariamente.
"Os cemitérios Tristeza e Belém Velho já receberam renovação em 145 metros lineares de muros, refletores para iluminação e a instalação de alarmes, em parceria com a Guarda Municipal, num investimento de mais de R$ 400 mil", diz a nota.
A Secretaria orienta a população que evite fazer manifestações de cunho religioso na calçada do cemitério. E caso veja alguma atitude suspeita, acione a Guarda Municipal pelo telefone 153 ou a Brigada Militar pelo 190.