Trazendo à tona uma provocativa reflexão sobre os impactos do consumo e do descarte inadequado, a intervenção urbana Pet emerge na orla do Guaíba como uma das atrações da Virada Sustentável Poa 2023. A obra, um inflável com 10 metros de comprimento e três de diâmetro, criado pelo artista plástico Eduardo Srur, estará em exposição até este domingo (19), próximo à Usina do Gasômetro.
Com sua escultura inflável que reproduz em grande escala uma garrafa de refrigerante, a instalação já conquistou olhares em diferentes cidades, desde a presença nas águas do Rio Tietê, em São Paulo, no ano de 2008, até a exibição na Foz do Rio Riachuelo, em Buenos Aires, em 2017.
A obra não se limita apenas ao formato; ela carrega uma mensagem profunda, questionando os paradigmas do modelo de consumo contemporâneo e alertando para os malefícios das embalagens plásticas que poluem o meio ambiente.
— A mensagem da obra aborda o consumo consciente e a reciclagem de materiais. No entanto, em sua essência, ela provoca as pessoas a reciclarem não apenas o olhar, mas também as ideias. A escultura na orla do Guaíba destaca a atual crise ecológica, evidenciada, por exemplo, pela recente inundação em Porto Alegre. A natureza está emitindo um alerta — afirma Srur.
A instalação está entre as três intervenções urbanas da Virada Sustentável deste ano, que incluem também a obra Rios Voadores, em exposição no Parque Farroupilha, e o Mural Daiane dos Santos, localizado na fachada lateral do prédio da Fecomércio, no Centro Histórico.
A base da obra foi produzida com 3 mil garrafas pet recuperadas em cooperativas de reciclagem e funciona como uma balsa, com a ideia de que a intervenção possa flutuar pelo Guaíba.
— Faço um jogo de escala e crio uma provocação. O conceito da obra é instigar quem observa a uma reciclagem de pensamento. É como se a garrafa tivesse chegado pelo Guaíba e encostado na margem, assim como milhares de outras garrafas menores. Queremos chamar a atenção para o descarte inadequado — completa o artista.
Virada Sustentável
Porto Alegre recebe desde 2015 a Virada Sustentável, um festival de abrangência nacional que nasceu em São Paulo e é realizado também em cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Campinas e Manaus.
Toda a programação da Virada Sustentável POA 2023, gratuita e concebida para diferentes públicos, está pautada pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente os objetivos Redução das Desigualdades, Consumo e Produção Responsáveis e Ação Climática.
De acordo com a organização do evento, o objetivo da Virada Sustentável é mobilizar pessoas para uma guinada sustentável, a partir de uma abordagem propositiva, que não apenas aponte problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade.
Confira a programação completa no site do evento.
*Produção: Leonardo Martins