Com o objetivo de proporcionar uma representação visual e sensorial da vitalidade dos rios da Amazônia, que desempenham um papel importante na formação da chuva que irriga o Brasil, a instalação artística Rios Voadores está em exposição até 19 de novembro, próximo ao chafariz do espelho d'água do Parque Farroupilha, a Redenção. A obra é uma das atrações da Virada Sustentável 2023 e conta com o apoio da empresa Ventos do Sul.
Com a utilização de tecidos holográficos na cor azul, a instalação expressa a conexão entre os rios e o ciclo da água. Dispostos de maneira a tremular suavemente com o vento, os tecidos criam uma sensação de movimento fluido e orgânico, assemelhando-se ao fluxo dos rios, chuvas e correntes de ar.
— São tecidos leves dispostos de forma linear. A ideia é proporcionar movimento de maneira organizada, criando um efeito muito semelhante à movimentação natural da água, das ondas e das marés. A intenção é transmitir visualmente um efeito inspirado na natureza. Para alcançar esse objetivo, também planejamos dispor cadeiras reclináveis, permitindo que as pessoas apreciem a obra e visualizem melhor a proposta — explica o criador da obra, o artista plástico Eduardo Baum.
A instalação conecta o chafariz e o espelho d'água, simbolizando a interdependência dos ecossistemas e a importância das águas da Amazônia para todo o país.
— Justamente para abordar a condensação de água proveniente da Amazônia, que ocorre de maneira aérea, surgindo assim os Rios Voadores. A água evaporada em uma região condensa em outra parte do Brasil. Ao conectar as duas águas do parque, a intenção é enfatizar que a sustentabilidade não se resume a ações isoladas, mas sim a esforços globais, visto que o que ocorre na Amazônia exerce influência em Porto Alegre — completa Baum.
Segundo a organização da Virada, Rios Voadores convida os espectadores a contemplar a beleza e a fragilidade desse equilíbrio ambiental, inspirando a reflexão sobre a preservação dos recursos hídricos e a conscientização acerca da necessidade de ecossistemas sustentáveis. Junto à instalação, está a obra audiovisual Evapotranspiração, criada por Jana Castoldi.
— A Virada Sustentável apresenta um conjunto de instalações de arte urbana, incluindo os Rios Voadores, a PET Gigante, um inflável de 10 metros de comprimento e três de diâmetro, que ficará ancorado na Orla do Guaíba, próximo à Usina do Gasômetro, e o Mural Daiane dos Santos, que embora não aborde diretamente as mudanças climáticas nem critique o consumismo, também se relaciona com um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que é a redução das desigualdades — detalhou Vitor Ortiz, um dos organizadores do evento.
Virada Sustentável
Porto Alegre recebe desde 2015 a Virada Sustentável, um festival de abrangência nacional que nasceu em São Paulo e é realizado também em cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Campinas e Manaus.
Toda a programação da Virada Sustentável POA (VSPOA) 2023, gratuita e concebida para diferentes públicos, está pautada pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente os objetivos Redução das Desigualdades, Consumo e Produção Responsáveis e Ação Climática.
De acordo com a organização do evento, o objetivo da VSPOA é mobilizar pessoas para uma guinada sustentável, a partir de uma abordagem positiva, propositiva, que não apenas aponte problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade.
Confira a programação completa no site do evento.
*Produção: Leonardo Martins