A prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta terça-feira (3), a prorrogação da Operação Inverno até 31 de dezembro. A medida foi tomada devido aos registros de eventos climáticos extremos e da previsão de o fenômeno El Niño se intensificar nos próximos meses.
A operação costuma terminar em setembro e tem como objetivo acolher a população de rua nos meses mais frios do ano. Apesar do fim do inverno, o município chegou ao entendimento de que a assistência deveria continuar.
Das 227 vagas ampliadas em junho, ao menos cem permanecerão ativas em albergues, abrigos e pousadas. Além disso, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) pretende implementar, nos próximos dias, uma nova modalidade de acolhimento destinada a homens adultos em situação de rua: uma casa de passagem com capacidade para atender até 50 pessoas.
Com isso, 970 vagas ficarão disponíveis em toda rede de proteção à população de rua até o final de 2023.
Entre os meses de junho e setembro, cerca de 240 pessoas foram acolhidas diariamente em albergues noturnos e outras 272 nas pousadas. No período, 1.899 abordagens sistemáticas foram contabilizadas. O objetivo desse tipo de ação é fazer encaminhamentos e dar orientações de acesso aos serviços públicos disponíveis.
A Central de Abordagem funciona todos os dias da semana, durante 24 horas. Para solicitar uma intervenção, basta entrar em contato pelo telefone 156 (opção 7) ou app 156+POA. Nos feriados e finais de semana, a equipe de abordagem social realiza plantão das 9h às 19h.
Albergues (horário de funcionamento: das 19h às 7h):
- Dias da Cruz: avenida Azenha, 366 - Azenha
- Acolher 1: rua Dr. João Simplício, 38 - Vila Jardim
- Acolher 2: rua 7 de Abril, 315 - Floresta
Centros POP (horário de funcionamento: das 8h às 17h):
- Centro POP 1 - Santana - avenida João Pessoa, 2384 - Farroupilha
- Centro POP 2 - Floresta - rua Gaspar Martins, 114/120 - Floresta
- Centro POP 3 - Navegantes - avenida França, 496 - Navegantes
Equipes multidisciplinares atendem adultos, idosos e famílias em situação de rua nos centros acima. Nos endereços, são oferecidas oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro ao sistema de benefícios.