A prefeitura de Porto Alegre assinou, nesta sexta-feira (27), um contrato de R$ 17,7 milhões com o Consórcio POA Digital, que reformulará o sistema 156. Investimento prevê implantação, capacitação e gerenciamento da Central do Cidadão. A assinatura do contrato aconteceu após uma reunião entre membros da Secretaria de Transparência e Controladoria e representantes do POA Digital, na qual foram estabelecidos detalhes do cronograma das ações a serem realizadas.
A diretora de Transparência e Cidadania da secretaria, Adriana Gambino, enfatizou que a Central do Cidadão representa uma nova abordagem da prefeitura em seu relacionamento com os porto-alegrenses.
— Iremos proporcionar, com a tecnologia, maior liberdade de comunicação e uniformidade de experiências em todos os canais de interação — destaca.
Ela destacou ainda que a nova plataforma oferecerá uma maior rastreabilidade no atendimento das demandas, uma avaliação da satisfação adequada em relação à qualidade dos serviços públicos, além de maior agilidade e eficiência na gestão e execução dos processos. A medida ainda promoverá maior integração entre o cidadão e os diversos órgãos da administração pública municipal.
— Tudo isso levando em conta as exigências legais como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Lei do Governo Digital e Lei dos Usuários de Serviços Públicos — explica.
O que é
O 156 recebe e encaminha as solicitações da população referentes aos serviços públicos prestados pelos órgãos municipais. As principais demandas envolvem zeladoria: água, esgoto, limpeza urbana, poda de árvore e tapa buraco. Confira a carta completa de serviços pelo site: prefeitura.poa.br/carta-de-servicos.
Além do atendimento presencial, é possível usar o serviço pelo número 156, através do site 156Web, pelo aplicativo 156+POA e pelo WhatsApp (51) 3433-0156. Também dá para mandar e-mail para o 156poa@portoalegre.rs.gov.br.