A operação de 450 patinetes elétricas se inicia nesta sexta-feira (27) em Porto Alegre. O serviço de micromobilidade é oferecido pela empresa portuguesa Whoosh, com autorização da prefeitura. Na primeira etapa, os veículos estarão disponíveis no Centro Histórico, na Cidade Baixa e no Bom Fim, com prioridade para as regiões dos terminais de transporte público.
A expectativa é de que até o final do ano o serviço esteja disponível em outros pontos da Capital e que aumente o número de equipamentos ofertados.
Para marcar o início dos serviços, um ato para a vistoria da operação está marcado para as 13h, na estação virtual localizada no Terminal Parobé, no Centro Histórico. O prefeito Sebastião Melo e o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, estarão presentes. O CEO da Whoosh no Brasil também participará, explicando o funcionamento das patinetes elétricas, que podem ser utilizados via aplicativo.
Os agentes da Escola Pública de Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) farão abordagens aos usuários para orientar sobre as regras de circulação e conduta do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O início dos serviços da Whoosh em Porto Alegre estava previsto para ocorrer anteriormente, mas a empresa decidiu adiar, em razão dos eventos climáticos que atingiram a Capital desde setembro.
Este não é o primeiro serviço de patinetes elétricas na cidade, já que a empresa Adventure opera desde 2020 na região da orla do Guaíba. Antes disso, em 2019, a empresa Grin teve passagem com o serviço pela Capital. Em menos de um ano, contudo, decidiu manter operações apenas em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.
*Produção: Júlia Ozorio