Cerca de 40% das estações de trem da Trensurb apresentam problemas nas escadas rolantes ou nos elevadores de acesso às plataformas de embarque. O índice representa nove das 22 estações que compõem a lista de paradas do trem. O percurso entre a Capital e Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, foi verificado durante uma blitz realizada pela reportagem de GZH entre os dias 20 e 21 de outubro.
Nas estações de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo encontra-se equipamentos estragados, em obras ou inoperantes. Foram flagradas cinco das 35 escadas rolantes fora de operação. Quanto aos elevadores, nove dos 29 estão parados.
Na Estação Mercado, em Porto Alegre, a plataforma elevada para pessoas com deficiência estragou em função da umidade e infiltrações. A estrutura está parada há anos. No mesmo local, a escada rolante que dá acesso à saída também não funciona.
Usuários reclamam da falta da escada rolante, sobretudo quando têm algum problema médico que atrapalhe a locomoção. É o caso da merendeira Cilda Becker, 62 anos. Com artrose severe no joelho, ela sofre para subir os degraus da escada convencional. A idosa faz diariamente o trajeto de São Leopoldo a Porto Alegre.
— Eu preciso de uma cirurgia e não consigo andar direito, nem consigo subir (as escadas convencionais). Então, é muito difícil — desabafa.
Laurinês Rodrigues Pinheiro, 63 anos, também se queixa.
— Atrapalha muito. Eu tenho muita dor no joelho para poder subir uma escada normal. Com a escada rolante era muito melhor, mas fazer o quê? Tem que alguém reclamar pra eles arrumarem, né? — questiona.
A empresa afirma que estão sendo produzidas peças específicas para esse equipamento no intuito de restabelecer o pleno funcionamento, que está prejudicado devido a atos de vandalismos e furtos.
Na Estação Rodoviária, também em Porto Alegre, há encanamento que puxa água de infiltração do fosso do elevador que dá acesso para a plataforma da embarque. Nesse caso, o equipamento está ligado, mas com visível corrosão na estrutura interna. A Trensurb, por sua vez, informa que o aparelho está em pleno funcionamento.
Já a Estação Petrobras, entre Canoas e Esteio, não tem escada rolante e o elevador está inoperante. Com isso, não há acessibilidade no local. A Trensurb diz que foram identificados danos nos circuitos de comando do elevador em razão da umidade. A Trensurb diz que a empresa responsável pela manutenção está sendo cobrada.
Iniciativa acessível
Para auxiliar no acesso de cadeirantes e pessoas com alguma dificuldade de locomoção dos trens às plataformas, o segurança Fernando Pellizzari teve uma ideia. Com uma placa metálica, ele desenvolveu três plataformas acessíveis. Elas podem ser colocadas no vão entre o trem e a estação.
Atualmente, as ferramentas são consideradas protótipos e estão em fase de teste, sendo uma na Estação Mercado e duas na Estação Esteio.
De forma geral, a Trensurb informou, em nota, que os equipamentos estão em manutenção devido a vandalismos e furtos, reforma preventiva, ou materiais obsoletos. Nesse último caso, a empresa considera inviável qualquer manutenção que garanta a segurança e necessidade dos usuários. Um projeto de substituição dos equipamentos está sendo elaborado, mas dependerá de uma previsão orçamentária.
Confira o resumo da blitz, em números:
- 5 das 35 escadas rolantes sem funcionar, estragadas, em reforma ou inoperante
- 9 de 29 elevadores sem funcionar, inoperante, estragado ou desligado
- 9 das 22 estações têm pelo menos uma escada ou elevador sem funcionar
- 40% das estações têm pelo menos uma escada rolante ou elevador desligado
O que diz a Trensurb
A Trensurb preza pela segurança e qualidade em seus serviços. Os equipamentos questionados encontram-se em manutenção devido: a vandalismos e furtos; ou foi identificado algum dano, sendo interditado momentaneamente para manutenção; ou estão em reforma preventiva, conforme plano de manutenção da Trensurb; e existe também o caso de serem materiais obsoletos, tornando inviável qualquer manutenção que garanta a segurança e necessidade dos usuários. Nesse último caso, a Trensurb está elaborando projeto de substituição desses equipamentos, cuja execução dependerá de previsão orçamentária. Esses equipamentos são monitorados diariamente e, em caso de falha, é feito um diagnóstico e encaminhado o respectivo conserto.
- Estação Mercado: há apenas uma escada rolante em manutenção, localizada em um dos acessos à estação, sob a estrutura denominada “Gaivota”. Devido a vandalismos e furtos, estão sendo produzidas peças específicas para esse equipamento para restabelecer o pleno funcionamento. Os elevadores dessa estação são obsoletos.
- Estação Rodoviária: o elevador localizado na Avenida Júlio de Castilhos é obsoleto. O elevador de acesso à plataforma de embarque está em pleno funcionamento.
- Estação Farrapos: identificado dano na unidade de potência do elevador. Está previsto seu pleno funcionamento em até 7 dias.
- Estação Niterói: a escada rolante está em reforma preventiva.
- Estação Petrobras: identificados danos nos circuitos de comando do elevador devido à presença de umidade. Está sendo cobrado celeridade na solução desse problema junto à empresa de manutenção contratada.
- Estação Sapucaia: a escada rolante está em reforma preventiva.
- Estação Santo Afonso: identificado dano em placa de comando desse equipamento.
- Estação Industrial: devido a furto de cabos, dos 4 equipamentos da estação, 2 elevadores apresentaram falha por inversão de fase. Após a conclusão na substituição de tais cabos, ainda será feito novo diagnóstico para avaliar demais possíveis danos.
- Estação Novo Hamburgo: equipamentos em pleno funcionamento.