Em Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, 280 pessoas permanecem fora de casa neste sábado (7), conforme informações da Defesa Civil do município. Desse total, 32 estão abrigadas no Ginásio do Loteamento. As demais estão em casas de amigos ou parentes.
— Chove agora e a água está voltando a inundar as vias do bairro Sans Souci — afirma o coordenador da Defesa Civil da cidade, João Carlos Ferreira.
Segundo o coordenador, neste momento, a situação no bairro Sans Souci está mais difícil do que na Cidade Verde, um dos pontos mais problemáticos e atingidos pela cheia do Jacuí. As localidades de Itaí e Picada também sofreram com a enchente dos últimos dias.
— As regiões mais afetadas são a Vila da Paz e a Ilha da Picada, onde temos mais moradores fora de casa — detalha.
A Defesa Civil de Eldorado do Sul atua dando suporte permanente aos atingidos e vistoriando as regiões mais afetadas.
— Estamos em alerta e ajudando no ginásio, onde também fazemos a comida dos abrigados — conclui Ferreira.
Já em Guaíba, o cenário é mais alvissareiro. A Defesa Civil da cidade diz que, neste momento, há oito pessoas no abrigo temporário. A condição da Rua Três, no Loteamento Ipê, também melhorou. Há menos água na via.
— Não recebemos nenhuma chamada de urgência para nossa Defesa Civil. Seguimos com fé em Deus que logo todos desalojados estejam bem e de volta às suas casas — afirma o coordenador da Defesa Civil de Guaíba, Anderson Gawlinski.