O nível das águas do Guaíba, em Porto Alegre, diminuiu nesta quinta-feira (28). Durante a tarde, o indicador registrou 2m82cm no Cais Mauá, 18 centímetros abaixo da cota de inundação. Esses números contrastam com a tarde anterior, quarta-feira (27), quando o Guaíba alcançou 3m18cm, a maior marca em 82 anos.
A elevação das águas do Guaíba resultou na invasão dos trechos 1, 2 e 3 da Orla na quarta. Imagens capturadas pelo fotojornalista Ronaldo Bernardi, da GZH, mostram quadras esportivas, academias públicas, áreas de passeio, pistas de skate e pracinhas submersas em água barrenta repleta de lixo e detritos. As tradicionais pontes suspensas, onde a água costumava ficar a um metro abaixo dos pés de quem passeava no local, estavam totalmente submersas.
Com o recuo do Guaíba, a Orla amanheceu nesta quinta-feira em uma condição mais próxima ao normal, como mostram as imagens de Jonathan Heckler. Poças e areia ocuparam o lugar que no dia anterior estava tomado pela água. Apenas detritos permaneceram nas calçadas, passeios e equipamentos da Orla. A prefeitura de Porto Alegre ainda não conseguiu avaliar completamente os prejuízos causados pela cheia. As atividades nas quadras esportivas do trecho 3 da Orla estão temporariamente suspensas.