O novo aumento do nível do Guaíba neste sábado (30) agravou as enchentes em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana. Pessoas que haviam retornado para suas casas entre quinta (28) e sexta-feira (29) voltaram a ser levadas para abrigos após a água invadir novamente as residências.
Segundo a Defesa Civil do município, cerca de 10 famílias que moram no bairro Cidade Verde foram retiradas de casa no final da tarde e início da noite. Elas estão sendo encaminhadas para o Ginásio do Loteamento e Ginásio Esportivo Eliseu Quinhones.
— Começamos o dia trabalhando na limpeza da cidade, mas com o aumento do Guaíba tivemos que voltar a auxiliar as famílias. Algumas delas pediram ajuda para levantar novamente os móveis — relata o coordenador da Defesa Civil municipal João Carlos Ferreira.
Com isso, estima-se que o número de pessoas desabrigadas aumentou de 258 para 298. Outras 1,6 mil se encontram em casas de parentes ou amigos. Além de Cidade Verde, outros bairros afetados são Picada, Itaí e Sans Souci.
O município de Eldorado do Sul se baseia nas medições do Guaíba feitas em Porto Alegre. Às 17h, a régua do Cais Mauá apontava para 2,83 metros, 17 centímetros abaixo da cota de inundação. Já na Ilha da Pintada, mais próxima da cidade, registrava-se 2,59 metros.