A Praça Doutor Celso Pedro Luft, no bairro Chácara das Pedras, zona norte de Porto Alegre, terá, possivelmente antes do fim deste ano, um estacionamento pavimentado para até 15 automóveis. A ordem de início dos trabalhos, a serem executados pela empresa Aríete Engenharia Eireli, foi assinada nesta quinta-feira (24), pelo prefeito Sebastião Melo. A entrega é estimada para novembro.
O investimento é de R$ 107.637,52. A iniciativa é do vereador Pablo Melo, filho do prefeito, através de uma emenda parlamentar impositiva — ferramenta que permite aos vereadores direcionarem recursos dos cofres do Executivo municipal. A EPTC ainda vai definir se o espaço será gerido pelo sistema Área Azul ou não.
— Em 2021, começo do meu mandato, fui procurado por empresários da região. A área é historicamente muito residencial, mas vem se tornando ponto de empreendimentos. Recentemente, por falta de local para estacionar, alguns clientes estacionavam na praça e eram até multados pela EPTC. Me comprometi a fazer este movimento por eles e hoje conseguimos a assinatura do início das obras que vão melhorar a situação — justificou Pablo Melo.
Na Avenida Teixeira Mendes, que passa ao lado da área verde, pelo menos dois estabelecimentos e seus clientes estão animados com a novidade. Por volta das 10h desta quinta, uma hora antes da assinatura, Fábio Todesco recebia quatro vizinhos na calçada em frente ao mercado familiar que administra. O grupo celebrava a criação de mais vagas de estacionamento.
— Ficamos felizes com o movimento, o comércio da região precisa se unir para seguir com as reivindicações — comentou Todesco, morador e empreendedor do bairro há 20 anos.
Por conta da previsão de chuva e pela umidade acumulada nos últimos dias, a praça não recebeu o prefeito e o vereador para a assinatura, nem frequentadores, na manhã de quinta. Ficou combinado que um breve evento na manhã de sábado celebraria a ordem de início das obras.
— O horário da assinatura, 11h de quinta, seria difícil para que os empresários da região comparecessem, pois é um momento em que estamos trabalhando. No sábado teremos chance de nos reunir ali com mais calma — assinalou Israel Silva, proprietário de uma academia na Avenida Teixeira Mendes.
Além da academia de Israel, há um estúdio de dança e mais outras duas academias de natação e de artes marciais, além de um espaço com quadras de beach tennis, na mesma avenida. Todas elas, na manhã desta quinta, tinham as vagas próximas com ocupação máxima ou muito próxima disso.
"A iniciativa é importante para qualificar a ocupação do espaço público e na dinâmica de ocupação dos espaços do bairro", disse o secretário municipal de Obras e Infraestrutura (SMOI), André Flores, em comunicação no site da prefeitura.