A prefeitura de Guaíba realizou, nesta segunda-feira (7), a limpeza da Ilha das Pedras Brancas, ponto turístico e histórico do Rio Grande do Sul, conhecida também como Ilha do Presídio. Pertencente ao território do município após acordo firmado em 2006, é local de interesse de toda a Região Metropolitana, mas vem sofrendo com abandono e acúmulo de lixo — como GZH mostrou em visita ao local no domingo (6).
O cenário encontrado no último fim de semana foi o mesmo retratado em reportagem publicada há três anos: papeis, plásticos e todo o tipo de lixo espalhados pelo mato, além de pichações cobrindo as paredes da construção.
Apesar disso, diversos passeios e atividades de ecologia e escotismo são realizados no local. Por conta destas atividades, a prefeitura assumiu o compromisso de realizar a limpeza e manutenção da área, garantindo segurança para quem deseja conhecer o arquipélago.
— Todo o trabalho é justamente para oportunizar (a visita) para as pessoas que estão indo lá e que querem conhecer. Primeiro, é necessário um ambiente seguro, um ambiente limpo, conduzindo e marcando as três trilhas que existem lá dentro — comenta o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata.
Maranata afirma ainda que os procedimentos foram realizados com a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). Além disso, os trabalhos têm sido acompanhados por engenheiros e equipes de proteção ao meio ambiente.
— Pelo menos uma vez por mês, estaremos na ilha realizando a manutenção básica. No futuro, temos um projeto de revitalização completa, que vai depender da autorização do Iphae e do apoio dos empreendedores que têm interesse no potencial turístico da ilha e de Guaíba — completa.
Além da população, que ganha a oportunidade de conhecer o local com mais tranquilidade, barqueiros e comerciantes interessados no turismo também percebem vantagem no cuidado com a localidade.
— A ilha tem um potencial enorme, e agora está começando esse movimento pra se aproximar da população. A gente sempre faz esses passeios, passando nas duas cidades, e tem que começar a fazer algum movimento, seja limpando, arrumando, para o pessoal poder vir aqui — declara o barqueiro Alexandre Hartman, que realiza passeios turísticos vindos da Capital.
A ilha
- A Ilha das Pedras Brancas, também conhecida como Ilha do Presídio, fica a dois quilômetros da costa de Porto Alegre, já no município de Guaíba.
- O local é emblemático, e sua história, pouco conhecida. Serviu de ponto de observação das tropas imperiais na Guerra dos Farrapos (1835-1845), depósito de pólvora do Exército até 1930, laboratório de pesquisas sobre peste suína em 1940 e detenção de presos políticos durante a ditadura militar iniciada em 1964.