Moradores da Zona Zorte devem receber a visita de pesquisadores, a partir desta semana, devido a um levantamento sobre mobilidade urbana realizado pela prefeitura de Porto Alegre. A medida, que já havia passado por testes desde o mês de junho, tem como objetivo ouvir a população para promover mudanças no transporte público e em outros segmentos do setor.
O início estava previsto para esta terça (1º), mas o software precisou passar por um ajuste, adiando a data para quarta-feira (2).
Inicialmente, os profissionais irão passar por residências dos bairros Floresta e São Geraldo. Depois serão visitadas ruas do São João, Navegantes, Passo D’Areia, Auxiliadora e demais pontos da Zona Norte. Os pesquisadores estarão com coletes que contêm etiqueta de identificação da Pesquisa de Mobilidade. Todos possuem credenciais com nome, sobrenome e RG.
Os participantes deverão responder como e para quais locais eles se deslocam. A partir dos resultados, a prefeitura pretende estudar mudanças na mobilidade urbana, como ajustar o número de viagens de ônibus, analisar se são necessários mais terminais e em quais locais, verificar mudanças viárias e em vagas de estacionamento.
As pesquisas devem ocorrer das 8h às 17h, de terça-feira a sábado. Além de consultas em residências, serão feitas abordagens nas ruas e em terminais de ônibus.
O objetivo é que, até dezembro, moradores de todos os bairros de Porto Alegre sejam contemplados. As entrevistas poderão ser feitas também mediante agendamento prévio pelo número (11) 3097-8112.
A ação será realizada por meio do Consórcio CGC, empresa contratada pela prefeitura. Conforme a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, essa é o primeiro estudo desse tipo em dez anos. O último foi realizado em 2003.