A prefeitura de Porto Alegre publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (31) um edital de chamamento público para demonstração do funcionamento de ônibus elétricos na cidade. A oportunidade foi aberta a empresas que tenham interesse em apresentar, analisar e testar as soluções tecnológicas.
O chamamento permanecerá aberto até 31 de julho de 2024. Ao longo desses 12 meses, está prevista a realização de testes, que terão duração de, no mínimo, 60 dias. As linhas participantes serão definidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
O documento (clique aqui para acessar) foi expedido na última sexta (28) pelo secretário da SMMU, Adão de Castro Júnior. Ele explica que o procedimento busca alcançar as fabricantes, que terão a oportunidade de trazer e demonstrar seus ônibus transportando passageiros e cumprindo as tabelas horárias que já fazem parte do dia-a-dia do transporte coletivo municipal.
— Esse projeto-piloto vai permitir que a gente possa verificar qual a autonomia de cada um desses ônibus, qual a performance, quais adaptações serão necessárias para implementação em Porto Alegre, no sentido dos nossos corredores, quanto tempo ele fica sem uma carga, se pode ser feita uma recarga da bateria nas garagens — diz o secretário.
No tópico de justificativas do edital, a secretaria reconhece que o setor de transporte é o maior responsável pelas emissões de gases do efeito estufa na cidade. A iniciativa é denominada Projeto de Descarbonização da Frota e aponta como principais impactos positivos o "melhor uso do espaço urbano e reflexos sobre a saúde e a qualidade de vida da população, com a possibilidade de contribuir com a retomada do crescimento da economia, o desenvolvimento da indústria brasileira e a geração de empregos e renda".
Segundo o secretário, ao longo do ano passado, a prefeitura conheceu alguns modelos de eletrificação da frota de ônibus de outras cidades brasileiras. A experiência registrada em Curitiba, capital do Paraná, servirá como referência para Porto Alegre.