Um carro pegou fogo após acidente envolvendo ônibus que levava crianças. A colisão aconteceu na Avenida Assis Brasil, próximo à Avenida Bernardino Silveira Amorim, na zona norte de Porto Alegre, no fim da manhã desta terça-feira (22).
O ônibus estaria levando alunos de uma escola de dança da Zona Norte a Novo Hamburgo, onde fariam uma apresentação. Eles foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo o Corpo de Bombeiros, crianças foram levadas para o hospital com ferimentos leves. No fim da tarde, 10 haviam recebido alta e uma seguia em observação, com quadro estável.
O comandante da 2ª Companhia do 20º Batalhão de Polícia Militar, capitão Charles Edmar Reis dos Santos, afirmou que o ônibus perdeu o controle, colidiu no veículo e, depois, bateu em uma árvore.
— A dinâmica ainda está sendo montada, através da perícia que chegou no local. A perícia vai apontar o que aconteceu, se houve falha mecânica ou humana — explicou o capitão Reis.
O motorista do veículo foi retirado, em meio às chamas, por pessoas que passavam pelo local. O automóvel ficou destruído.
— O carro começou a pegar fogo. A gente parou para salvar quem estava dentro do veículo em chamas — contou um motorista que passava pelo local no momento do incêndio para a RBS TV.
O motorista do ônibus ficou preso às ferragens e foi retirado pelos bombeiros. Os dois condutores foram encaminhados para atendimento médico. Não há informações sobre o estado de saúde deles.
O representante comercial José Fernando Benites vinha pela calçada, na Rua Bernardino Silveira Amorim, quando viu o ônibus passando desgovernado, já próximo da rótula:
— Não sei se o ônibus perdeu o freio ou se o motorista perdeu a consciência, porque começou a ir e não parou mais.
O Hospital Cristo Redentor atendeu três adultos e oito crianças vítimas do acidente. Conforme a instituição, até o início da tarde, dois adultos haviam realizado tomografia e estavam em ventilação mecânica, em avaliação, e o terceiro, uma mulher, apresentava quadro estável e estava em observação. Nenhum deles tinha ferimentos aparentes, mas passavam por exames para verificar se sofreram algum trauma provocado pelo impacto. As oito crianças tinham estado considerado estável, realizavam exames e permaneciam em observação.
O acidente causa impactos no trânsito, que segue lento no início da tarde desta terça. Houve bloqueio na Avenida Assis Brasil por cerca de meia hora no sentido bairro-centro, mas o trecho já foi liberado.