A busca de pessoas em situação de rua por espaços protegidos para passar a noite aumentou em Porto Alegre, nesta semana, em comparação às semanas anteriores, diante da queda nas temperaturas. Mesmo com a alta na demanda, de acordo com a prefeitura, não houve lotação da rede de albergues.
Entre esta segunda (12) e terça-feira (13), foram 222 pessoas que buscaram vagas em albergues mantidos pela prefeitura. Em 1º de junho, quando começou a Operação Inverno na Capital, havia 156 pessoas em albergues. De acordo com a prefeitura, somente nestes espaços de acolhimento há 264 vagas.
Até o momento, não houve a abertura emergencial de vagas para a população de rua em ginásios. Conforme a prefeitura, o ginásio do Demhab (Rua Conde D'Eu, 66, bairro Santana) será utilizado quando houver previsão de temperaturas abaixo dos 5ºC.
— Quando a temperatura cai dos 5ºC, é disparado um alerta da Defesa Civil e é aberto o ginásio do Demhab como retaguarda. São mais 50 vagas oferecidas, e o serviço é intensificado com rondas, micro-ônibus e consultório de rua — aponta o presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Tiago Simon.
Segundo o presidente da Fasc, os atuais alertas de baixas temperaturas indicam que a medida será implementada na próxima semana. A previsão, segundo ele, é de abertura do ginásio entre segunda (19) e quarta-feira (21).
A prefeitura ainda disponibiliza outras 540 vagas em pousadas, das quais 384 foram ocupadas na última noite. Diferentemente dos albergues, que são acessados por vontade da população de rua, as vagas em pousadas dependem da indicação de agentes da Fasc, que avaliam o perfil dos possíveis usuários.
Como ajudar alguém em situação de rua
A busca de ajuda para alguém que esteja em situação de rua pode ser feita pelo 156 – telefone de atendimento geral da prefeitura de Porto Alegre. A opção 7 direciona a demanda para a central de abordagem de pessoas em situação de rua.