Mesmo com a execução da coleta automatizada de lixo prometida para esta quarta-feira (21), os bairros Cidade Baixa, Higienópolis e São João ainda possuem com contêineres transbordando de detritos em Porto Alegre. Na tarde desta quinta-feira (22), a reportagem de GZH circulou pelas regiões e encontrou locais que ainda sofrem com o acúmulo de lixo.
Na Cidade Baixa, foram constatados pelo menos seis pontos com excesso de lixo. Na Rua da República, uma das principais do bairro, houve até uma cena curiosa: como o contêiner já estava lotado, moradores passaram a descartar o lixo em grandes sacos ao lado da estrutura.
Já no bairro Higienópolis, a maior parte das lixeiras já tinha recebido o recolhimento até o começo da tarde desta quinta. No entanto, ainda havia contêineres cheios na Rua General Couto de Magalhães. Mesma situação no São João. Recolhimento não havia sido realizado na Rua Filadélfia e Avenida Nova York, próximo ao cruzamento com a Avenida Berlim.
Em nota, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Dmlu) explica que a coleta automatizada já foi executada nesta quarta-feira nos bairros, e que os pontos que ainda seguem sem limpeza devem receber o trabalho da equipe domiciliar ainda nesta quinta.
Confira a nota do DMLU na íntegra
"Na quarta-feira (21), a coleta automatizada foi executada nos bairros citados. As nossas equipes seguem mobilizadas e os resíduos no entorno estão sendo recolhidos pela equipe da domiciliar.
As equipes da coleta domiciliar atuam em apoio. Os garis estão escalados para remover manualmente os resíduos espalhados ao redor dos contêineres. Esse serviço ocorre quando há identificação de acúmulo de materiais no chão, que não são recolhidos pelo equipamento da coleta automatizada. Casos como esse podem ser demandados pelo app 156+Poa."