A empresa de coleta de lixo de Porto Alegre foi notificada por permitir que um caminhão circulasse sem placas nem licenciamento. O veículo atingiu um poste ao fazer o recolhimento de um contêiner na noite de quarta-feira (14), na Avenida Cristóvão Colombo, no bairro Higienópolis, na zona norte de Porto Alegre, causando bloqueio e deixando moradores sem energia elétrica por 15 horas.
A empresa foi autuada pela EPTC e notificada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb). Segundo a EPTC, foram cometidas duas infrações: conduzir o veículo que não esteja devidamente licenciado e transitar danificando a via, suas instalações e equipamentos. As duas preveem multas de R$ 293,47 e são consideradas infrações gravíssimas.
Procurado pela reportagem de GZH, o consórcio Porto Alegre Limpa afirmou que o veículo é novo e deve ser emplacado até o final da semana.
O acidente causou bloqueio na Avenida Cristóvão Colombo, entre as ruas Portugal e Coronel Feijó, por quase 15 horas. O caminhão foi removido pela EPTC. A CEEE Equatorial foi acionada para realizar o reparo no fornecimento de energia da região. A liberação total ocorreu por volta das 11h. O motorista não se feriu no acidente.
A prefeitura está em processo de rescisão de contrato com o consórcio Porto Alegre Limpa após uma série de atrasos na coleta (leia nota abaixa).
O que dizem
A SMSurb enviou nota para a reportagem. Confira a íntegra:
A prefeitura de Porto Alegre informa que o trânsito já está liberado no trecho onde houve acidente envolvendo um caminhão da coleta automatizada. Nesta quarta-feira, 14, o veículo atingiu os fios de um poste na Cristóvão Colombo. O equipamento enganchou nos cabos que estavam abaixo da altura habitual. Ninguém se feriu. A CEEE Equatorial foi acionada para realizar o reparo no fornecimento de energia da região.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação atendeu a ocorrência e a empresa responsável pela coleta foi autuada por falta de licenciamento do veículo e por dano ao patrimônio público.
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) irá notificar a empresa para que regularize a situação.
No início do mês, a prefeitura anunciou o rompimento do contrato com o consórcio Porto Alegre Limpa por falhas na prestação dos serviços. O processo de rescisão está em andamento e uma nova licitação será lançada para contratação de empresa terceirizada.
Enquanto isso,o consórcio segue operando com apoio de equipes designadas pelo DMLU para coleta de resíduos no entorno dos contêineres.
O consórcio Porto Alegre Limpa também enviou nota a GZH:
O Consórcio Porto Alegre Limpa vem se manifestar sobre o acidente envolvendo um de seus veículos durante a coleta de resíduos, resultando em uma colisão com a fiação elétrica e subsequente curto-circuito. O incidente ocorreu devido à baixa visibilidade e às condições climáticas adversas no local.
A responsabilidade pelo acidente recai sobre o condutor do veículo, que permaneceu no local e prontamente prestou todas as informações necessárias às autoridades presentes. Após o acidente, representantes da empresa se dirigiram ao local para prestar toda a assistência necessária. Consequentemente, não foi mais necessária a permanência do condutor no local, e ele foi encaminhado para as dependências da empresa a fim de verificar se sua integridade física estava preservada.
Vale ressaltar que, em razão da área estar energizada, as autoridades presentes afastaram todas as pessoas do local, visando garantir a segurança de todos os envolvidos.
Ressaltamos que qualquer responsabilidade acerca da religação da energia no local é de exclusiva competência da companhia de energia elétrica responsável. O Consórcio Porto Alegre Limpa não possui gerência ou ingerência sobre esse assunto específico.
A empresa possui seguro do veículo e está em contato com a seguradora para tratar das questões decorrentes desse incidente.
O Consórcio Porto Alegre Limpa reafirma o seu compromisso com a segurança em todas asetapas de suas operações. Medidas de segurança rigorosas são adotadas e reforçadas constantemente para prevenir acidentes e garantir a integridade dos funcionários, da população e do patrimônio envolvido. A empresa continuará empenhada na realização dos trabalhos e na prestação de serviços de qualidade à comunidade.