O Memorial da Justiça Eleitoral Ministro Teori Albino Zavascki, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), passou por uma reformulação, com o novo espaço sendo inaugurado nesta terça-feira (9). Após as mudanças, o local do memorial foi ampliado, permitindo aumentar o acervo de itens que ajudam a contar a história das eleições no Brasil e no Rio Grande do Sul.
Além de documentos raros e fotos históricas, o acervo em exposição exibe urnas antigas de lona e outros instrumentos curiosos utilizados nos processos eleitorais das décadas passadas. Também estão expostos dois modelos de urna eletrônica, o primeiro, de 1996, e o mais recente, de 2020.
Com a ampliação do espaço do memorial também foi possível resgatar itens que não estavam expostos por falta de uma locação adequada. Uma empresa especializada em museologia foi contratada para auxiliar na montagem da nova exposição.
Segundo o TRE-RS, a ampliação do espaço de exposição e a renovação do acervo consolidam o papel do memorial como o principal ponto de preservação da memória da Justiça Eleitoral no Estado, sendo também um dos mais importantes do país.
A cerimônia de inauguração do novo memorial teve início às 17h desta terça-feira, no prédio do TRE-RS, localizado na Rua Duque de Caxias, nº 350, no Centro Histórico, em Porto Alegre.
Criado em 2013, o memorial fica aberto das 12h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo e-mail memorial@tre-rs.jus.br.
*Com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul.