Após 10 dias de transtornos, o serviço de coleta domiciliar de lixo está praticamente normalizado em Porto Alegre. A reportagem de GZH percorreu mais de 30 quilômetros nos bairros centrais da cidade no início da tarde deste domingo (21) e constatou apenas um contêiner transbordando, dentre dezenas monitorados pelo caminho.
Até a última sexta-feira (19), contêineres de toda a região central estavam abarrotados de sacos de lixo e pilhas de dejetos se formavam ao redor dos equipamentos. Situação que vinha se repetindo desde o dia 10, quando a empresa encarregada da coleta teve problemas com caminhões – pelo menos é essa a explicação dada pela prefeitura.
Na sexta-feira (19), o abarrotamento dos contêineres era maior nos bairros Rio Branco, Bom Fim, Menino Deus, Santana e Auxliadora, além do Centro Histórico.
Na manhã de quinta-feira (18), o prefeito Sebastião Melo estimou que a coleta automatizada na Capital estava com atraso “de 5% a 10%” e deu um ultimato: a empresa responsável pelo lixo deveria normalizar o serviço até segunda-feira (22). Ou uma licitação emergencial seria lançada para suprir a demanda.
A fala do prefeito parece ter produzido efeito. A reportagem circulou pelos bairros Rio Branco, Auxiliadora, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Menino Deus e Cristal. Não localizou contêineres abarrotados, com apenas uma exceção. A maioria, inclusive, estava vazia, sinal de recolhimento recente de lixo.
O único contêiner superlotado de lixo, dos vistoriados pela reportagem, está na travessa Vieira Pires, no bairro Rio Branco.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) confirma, em nota, que a coleta automatizada está com a programação normalizada desde sábado (20). No domingo, ocorreram coletas pontuais em locais que forem identificados pela fiscalização do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Queixas podem ser feitas pelo aplicativo 156+POA ou pelo telefone 156.