A virada de tempo na tarde desta quarta-feira (29) não afetou o movimento intenso às margens do Guaíba, mas levou um pouco de alívio aos participantes do South Summit Brazil, neste primeiro dia de evento, que ocorre no Cais Mauá, no Centro Histórico, até sexta-feira (31). O sol inclemente da manhã deu lugar à chuva e levou a multidão que circula pelo local a buscar abrigo sob toldos ou no interior dos pavilhões.
Como os painéis programados para a tarde seguiram atraindo uma grande quantidade de público, parte dos frequentadores nas filas teve de recorrer a capas ou guarda-chuvas para se proteger.
Pouco depois das 14h, por exemplo, o espaço do RS Innovation Stage ficou pequeno para as centenas de pessoas interessadas em acompanhar o evento de tecnologia e educação, o HackaTchê, que contou com a presença do governador Eduardo Leite. Apesar da virada no clima, até pouco depois das 16h30min, a previsão de risco de temporal não havia se concretizado.
Mais cedo, por volta das 11h, os termômetros marcavam temperaturas acima dos 30°C, e muitos visitantes encaravam o calor enquanto aguardavam para acessar os pavilhões, onde ocorrem palestras, competições e demonstrações.