O Circo Fantástico está de volta a Porto Alegre. Desta vez, ocupa o estacionamento do BarraShoppingSul, no bairro Cristal, onde fará a primeira apresentação às 20h30min desta sexta-feira (3). As demais sessões ocorrem até abril.
O desafio ao longo desta sexta é agilizar as últimas instalações físicas, a limpeza e a organização das cadeiras que formam a arquibancada para 900 pessoas. Os administradores do circo afirmam que estão trabalhando no estacionamento do shopping desde segunda-feira (27) para entregar a melhor experiência ao respeitável público.
Em relação à última passagem do Fantástico por Porto Alegre, em novembro de 2020, a maior diferença é a estratégia de marketing. Até o meio-dia desta sexta, o elefante de mentirinha — que em tempos de confinamento imposto pela pandemia circulava pelas ruas em cima de um reboque puxado por um carro de som que emitia o barrido do animal para chamar atenção da população — agora repousava imóvel entre um leão, uma girafa, um hipopótamo e um unicórnio, todos feitos de fibra de vidro e menores do que o trombudo cinzento. Apenas uma caminhonete de som adesivada divulgava o espetáculo. As bilheterias ainda estavam fechadas, e o site do circo era o único meio possível para comprar ingressos antecipados.
— O reboque com o elefante e o avião usados em 2020 foram estratégias inovadoras naquela vinda da pandemia, agora temos outras estratégias. Estamos distribuindo panfletos com gratuidade para crianças nas escolas. Queremos que as pessoas venham ao circo depois deste período de paralisação, pois precisamos nos reinventar e vamos entregar um baita espetáculo — explica Júnior Ribas, um dos proprietários do circo.
Reflexos do confinamento
Há pouco mais de dois anos, quando veio a Porto Alegre, o circo teve de se contentar com menos da metade do público durante uma semana de trabalho antes de uma atualização de decreto suspender as atividades por um ano. As restrições de circulação necessárias naquele momento por conta da crise sanitária causaram um impacto que ainda é percebido no picadeiro.
— Tentamos de tudo. Tentamos trabalhar para que as pessoas não se esquecessem do circo, com modalidade drive-in em Santa Maria e aqui em Porto Alegre. Depois que a pandemia piorou e tudo fechou de novo, fomos para casa, trabalhamos como pudemos para pagar as contas e manter todo mundo junto com a ideia de o circo voltar quando fosse possível — complementa Júnior.
O quadro de 60 funcionários foi mantido, entre 48 fixos e uma média de 12 auxiliares temporários. Os destaques ainda são os motociclistas no globo da morte, os malabaristas e trapezistas tradicionais.
A Capital é o terceiro destino do Circo Fantástico no Rio Grande do Sul em 2023. Os dois primeiros meses foram de temporadas em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. É a quarta vez que a atração vem a Porto Alegre.
Serviço
Circo Fantástico
De terças a sextas-feiras, às 20h30min
Sábados, domingos e feriados, às 16h30min, às 18h30min e às 20h30min
Estacionamento do Barra Shopping Sul (Nível Guaíba)
Ingressos neste site