A Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smogv) recebeu, até a tarde de sexta-feira (24), 52 solicitações de cadastramento de produtores rurais afetados pela estiagem em Porto Alegre. Os documentos foram enviados pelo Sindicato Rural e pelo e-mail da pasta. O prazo das inscrições encerrou às 23h59 de sexta.
A partir deste levantamento, a prefeitura vai disponibilizar escavadeiras hidráulicas para realizar a limpeza e construção de açudes e tanques de retenção de água, a fim de minimizar os danos causados pela falta de chuvas.
De acordo com o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cássio Trogildo, as atividades devem iniciar nos próximos 15 dias, assim que os contratos entre o executivo municipal e a empresa prestadora dos serviços forem concluídos.
— Estimamos que cada açude novo deverá levar entre 20 e 25 horas para ser finalizado. Considerando que as máquinas irão trabalhar cerca de nove horas por dia, a previsão é de que um açude seja concluído a cada três dias — conclui.
A prefeitura reitera que nenhum valor será cobrado aos produtores pelo serviço. As informações quanto à logística e ao número de propriedades atendidas serão divulgadas após o término do prazo de cadastramento.
Produção: Luiza Schirmer