Dois pit bulls foram encontrados sozinhos no início da manhã desta terça-feira (3) no pátio do Hospital Independência, na zona leste de Porto Alegre. Acolhidos pelos funcionários do local, os animais receberam água e comida até a chegada do dono, que foi localizado cerca de quatro horas e foi fazer o resgate dos animais.
Quem encontrou os cães, chamados de Dimas e Pandora — de um ano e de oito meses, respectivamente —, foi Celso Ricardo da Silva, funcionário do Hospital Independência. Por volta das 5h50min, quando chegava no local para trabalhar, Celso se deparou com os animais já dentro do pátio da casa de saúde.
— Primeiro consegui acalmar eles, que estavam muito agitados porque estavam perdidos. Os animais estavam com coleira e dava para ver que eram bem cuidados, não foram violentos. Então eu prendi eles com uma corda e começamos a dar água e comida — explica Celso.
Depois de acolher os animais, Celso ligou para Ângela Tavares, supervisora de hotelaria do hospital. Ângela tem experiência com pit bulls, pois o namorado tem em casa um animal da raça.
Esse contato foi fundamental para que o dono dos pit bulls fosse encontrado. Ao ficar sabendo do ocorrido, Ângela comunicou o namorado, que postou fotos dos animais em grupos de criadores de cachorros da raça nas redes sociais. Depois de algumas horas, o dono dos animais apareceu no local.
— Só liberamos os animais depois de o dono mostrar os documentos dos animais e vídeos brincando com eles — afirma Ângela.
O dono dos dois cães é Fabrício Alves Duarte, morador de uma rua próxima ao hospital. Fabrício tem o costume de olhar os grupos de criadores de pit bulls das redes sociais diariamente pela manhã. Nesta terça-feira (3), levou um susto ao ver as imagens dos seus próprios cachorros nos grupos, com informações de que estavam perdidos.
— Escutei um barulho forte no portão no meio dessa última noite, mas não dei bola porque isso é normal, acontece sempre que passa um gato ou outro animal. Quando eu vi as postagens, reconheci o Dimas e a Pandora, fui ver o meu portão e realmente tinha uma brecha pra rua. Fiquei feliz por saber que eles estavam bem cuidados e em segurança — destaca Fabrício.
O dono dos animais, então, entrou em contato com os funcionários do hospital, e combinou de levar os documentos necessários para comprovar o vínculo. Por volta das 10h30min, Fabrício já estava reunido com Dimas e Pandora.
Segundo Liane Amorim, gerente administrativa do Hospital Independência, episódios similares ao desta terça-feira têm ocorrido com frequência no local. Nos últimos seis meses, os funcionários encontraram cerca de oito cachorros perdidos em frente ao hospital ou nos arredores.
— Algumas pessoas costumam abandonar animais na região, talvez por ser perto de uma das saídas da cidade, e muitos cachorros acabam fugindo e zanzando por aqui também. Sempre que vemos um desses animais, acolhemos e tentamos contato com os donos, ou colocamos para adoção, caso ninguém apareça. Que bom que hoje teve um final feliz — ressalta Liane, revelando também que alguns dos últimos cachorros que apareceram no local foram adotados por colaboradores do próprio hospital.